Algumas concepções e objetos de estudo da didática da matemática

  • Selma S. de Oliveira UEA

Resumo

Este artigo tem o fito de discutir sobre algumas concepções e objetos de estudo relativos à Didática da Matemática que podem contribuir para o ensino de matemática. Além disso, pretende propiciar, ao docente, que trabalha com matemática, momentos de reflexão sobre a importância de um repensar constante sobre sua prática pedagógica e a busca pela formação continuada favorecendo um outro olhar do educador para o objeto matemático que geralmente é tratado, em sala de aula, da escola básica, desvinculado da arte do “saber fazer” e desconectado da realidade do aluno.


 


This article aims discuss about some conceptions and objects of study linked to the Math Didactic that can contribute to the math education. In addition, it intends to provide, for the math professors, moments of reflection about the importance of a constant rethink about the pedagogic practice and the search for ongoing formation benefiting another perspective from the educator to the mathematical object that normally is treated in classroom of the elementary school, unlinked to the art of “know how to do” and disconnected to the reality of the student.

Publicado
2019-01-07
Como Citar
OLIVEIRA, Selma S. de. Algumas concepções e objetos de estudo da didática da matemática. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 1, p. 73-87, jan. 2019. ISSN 2596-013X. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/1308>. Acesso em: 21 jul. 2019.
Edição
Seção
Artigos