Projetos de aprendizagem na escola

narrativas do vivido

  • Maria do Carmo Barros Bernardes UFAM

Resumo

O presente trabalho enfoca a metodologia de projetos de aprendizagem desenvolvida em uma escola da rede municipal de Manaus que participou do Projeto Oficinas de Formação em Serviço-OFS, no período de 2011 a 2014. Buscávamos por meio dessa metodologia, contribuir para a ressignificação das práticas pedagógicas dos professores e para a aprendizagem significativa dos estudantes. Desse modo, compreendemos os projetos de aprendizagem como uma ferramenta didática que possibilita ensinar e aprender de forma investigativa, lúdica, coletiva e com mais autonomia. Para a construção e execução dos projetos, utilizamos como metodologia os encontros coletivos, encontros por grupos de professores, acompanhamento pedagógico em sala de aula, registros escritos e fotográficos.


 


The present paper focus on the learning project methodology, developed in a public school in Manaus (AM) which participated in the Projeto Oficinas de Formação Continuada em Serviço - OFS (Project In-service Teachers Education Workshops) between 2011 and 2014. Through this methodology, we were looking for contribuiting to resignificate the pedagogic practices and for students meaningful learning. Thus, we comprehend the learning projects as a didactic tool which provide one to teach and learn in an inquiring, ludic, collective, and autonomous manners. To develop and execute the projects, we promoted collective meetings, meetings with groups of teachers, inclassroom pedagogic assistance, written and photographic records.

Publicado
2019-01-07
Como Citar
BERNARDES, Maria do Carmo Barros. Projetos de aprendizagem na escola. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 1, p. 38-49, jan. 2019. ISSN 2596-013X. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/1305>. Acesso em: 21 maio 2019.
Edição
Seção
Artigos