O CONFORTO TÉRMICO E SUAS IMPLICAÇÕES NOS ARREDORES DO PARQUE ESTADUAL SUMAÚMA, EM MANAUS-AM

THERMAL COMFORT AND ITS IMPLICATIONS IN THE SURROUNDINGS OF THE SUMAÚMA STATE PARK IN MANAUS-AM

Autores

  • Daniel Alberto Brandão Barros Universidade do Estado do Amazonas - UEA
  • Valdir Soares de Andrade Filho Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Palavras-chave:

Conforto térmico; Percepção; Cotidiano.

Resumo

A presente pesquisa trata-se de um estudo sobre o conforto térmico dos moradores residentes das adjacências da área de conservação ambiental localizada na densa malha urbana de Manaus, o Parque Estadual Sumaúma. O estudo buscou analisar o conforto térmico por meio de avaliação da percepção dos moradores, bem como, identificar o nível de conforto térmico e as suas consequências em seu cotidiano, além disso, de forma simultânea as entrevistas, foram coletados dados, através do aparelho termo-higrômetro MTH-1300, da temperatura do ar e da umidade relativa do ar, utilizados para representar a Temperatura Efetiva proposta por Funari (2006):

Biografia do Autor

Daniel Alberto Brandão Barros, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Licenciado em Geografia, Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Mestrando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG), da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Valdir Soares de Andrade Filho, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Professor Adjunto do Curso de Licenciatura em Geografia, Escola Normal Superior, Universidade do Estado do Amazonas (ENS/UEA)

Downloads

Publicado

2025-05-04

Como Citar

Barros, D. A. B., & Andrade Filho, V. S. de. (2025). O CONFORTO TÉRMICO E SUAS IMPLICAÇÕES NOS ARREDORES DO PARQUE ESTADUAL SUMAÚMA, EM MANAUS-AM: THERMAL COMFORT AND ITS IMPLICATIONS IN THE SURROUNDINGS OF THE SUMAÚMA STATE PARK IN MANAUS-AM. Revista Geopolítica Transfronteiriça, 9(2), 01–18. Recuperado de http://periodicos.uea.edu.br/index.php/revistageotransfronteirica/article/view/4389