A BUSCA DAS TERMINALIDADES DOS GRUPOS SOCIAIS

Autores

  • Maico Apaguenho Curico UNIR – Universidade Federal de Rondônia
  • Aluízio Moreira de Souza Universidade do Estado do Amazonas - UEA
  • Larissa de Sousa Silva UNIR – Universidade Federal de Rondônia
  • Roberto Sávio Rodrigues Brasil UNIR – Universidade Federal de Rondônia
  • Estélio Lopes Cardoso UNIR – Universidade Federal de Rondônia
  • Aline Edilane Ribeiro de Castro UNIR – Universidade Federal de Rondônia
  • Laisse Andressa Nascimento dos Santos UNIR – Universidade Federal de Rondônia

Palavras-chave:

Movimentos sociais, Territorialidades, Causas, Poder.

Resumo

Para entendermos os movimentos sociais no país, requer entendermos que existem causas sociais que se multiplicam em inúmeros movimentos como o indígena, quilombola o do sem terras, que brigam pela sua territorialidade que vão além do estado nacional com suas reivindicações particulares, que vai além do fato de obter um território esse pode variar conforme a causa sendo tivemos como metodologia nesse artigo uma pesquisa sobre assunto em revistas indexadas, portanto, para entendermos os fenômenos espaciais é necessário compreender esses movimentos, para se se ter uma análise espacial dos  fenômenos.   

Biografia do Autor

Maico Apaguenho Curico, UNIR – Universidade Federal de Rondônia

Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA, ESP. em Metodologia do Ensino de Geografia e História pela Universidade da Venda do Imigrante-FAVENI, Mestrando em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia- UNIR.

Aluízio Moreira de Souza, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA, ESP. em Metodologia do Ensino de Geografia e História pela Universidade da Venda do Imigrante-FAVENI, Mestrando em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia- UNIR.

Larissa de Sousa Silva, UNIR – Universidade Federal de Rondônia

Graduado em Geografia e História pela Universidade Estadual Vale do Acarau-UVA/Sobral/CE, Professor de História e Geografia da SEDUC/Porto Velho-RO, Mestrando em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR.

Roberto Sávio Rodrigues Brasil, UNIR – Universidade Federal de Rondônia

Graduado em Geografia Pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA, Esp. em Gestão Escolar pela Universiade Federal do Amazonas-UFAM, Esp. em Geografia Regional Brasileiro pela Universidade da Venda do Imigrante-FAVENI, Prof. da SEMED do Município de Manicoré-AM, Mestrando em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia- UNIR.

Estélio Lopes Cardoso, UNIR – Universidade Federal de Rondônia

Graduado em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA e Mestrando em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia- UNIR.

Aline Edilane Ribeiro de Castro, UNIR – Universidade Federal de Rondônia

Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia-UNIR, Prfa.do Município de Urupá-RO e Mestranda em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia- UNIR. 

Laisse Andressa Nascimento dos Santos, UNIR – Universidade Federal de Rondônia

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia-UNIR, Bacharel em Fonoaudióloga, Profa. da cidade de Porto Velho-RO e Mestranda em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia- UNIR.

Downloads

Publicado

2023-09-17

Como Citar

Apaguenho Curico, M., Moreira de Souza, A., Sousa Silva, L. de, Rodrigues Brasil, R. S., Lopes Cardoso, E., Castro, A. E. R. de, & Santos, L. A. N. dos. (2023). A BUSCA DAS TERMINALIDADES DOS GRUPOS SOCIAIS. Revista Geopolítica Transfronteiriça, 7(2), 114–123. Recuperado de http://periodicos.uea.edu.br/index.php/revistageotransfronteirica/article/view/3084