IMPACTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SEGURANÇA NOS ÍNDICES DE CRIMINALIDADE EM MANAUS (2020-2024)

IMPACT OF PUBLIC SECURITY POLICIES ON CRIME RATES IN MANAUS (2020-2024)

Autores/as

  • Ederson Fontes Tanaka Universidade do Estado do Amazonas
  • Hudson Eduardo Assis Araujo Universidade do Estado do Amazonas
  • Alcirene Maria da Silva Cursino Universidade do Estado do Amazonas
  • Cesar o Mauricio de Abreu Mello Universidade do Estado do Amazonas

Palabras clave:

Políticas Públicas; Gestão da Segurança; Prevenção do Crime; Manaus; Amazônia.

Resumen

Este artigo examina a implementação e os impactos das políticas de segurança em Manaus, capital do Estado do Amazonas, durante o período de 2020 a 2024. A relevância está na sua localização estratégica, que a transforma em um ponto central para atividades ilícitas transacionais, além de exigir uma compreensão aprofundada da dinâmica criminal local. O estudo foca na análise das estratégias adotadas e sua correlação com os indicadores de criminalidade, especialmente as Mortes Violentas Intencionais (MVIs), como uma métrica da efetividade dessas intervenções. A metodologia empregada caracteriza-se como pesquisa documental e bibliográfica, de natureza descritiva e explicativa. Para a investigação, foram utilizadas publicações da Secretária de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Anuários Brasileiros de Segurança e Atlas da Violência, além de vasta literatura especializada. Os resultados indicam que, em função da prioridade dada a políticas como: as Bases Arpão; os investimentos em tecnologia e inteligência (Centrais de Comando e Controle, monitoramento urbano e reconhecimento facial); o fortalecimento da integração e capacitação das forças de segurança; e a atuação em áreas sistêmicas como a gestão prisional e programas de prevenção social, ocorreram uma inflexão nos indicadores de violência letal a partir de 2022, sugerindo uma correlação com a consolidação dessas ações. Conclui-se que as políticas implementadas em Manaus e no Amazonas demonstraram que estratégias eficientes como as observadas no local de análise influenciam positivamente a dinâmica da segurança pública, reforçando a relevância e abordagens integradas e baseadas em dados para a gestão da segurança em contextos urbanos complexos.

Biografía del autor/a

Ederson Fontes Tanaka, Universidade do Estado do Amazonas

Especialização em MBA em Governança Pública e Gestão Administrativa pela Faculdade Educacional da Lapa, Brasil (2018) Técnico de Nível Superior do Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, Brasil.

Hudson Eduardo Assis Araujo, Universidade do Estado do Amazonas

Licenciado em Geografia, Bacharel em Direito, Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Segurança Pública pela Faculdade UniBF, Brasil (2022), Terceiro Sargento QPPM do Policia Militar do Estado do Amazonas, Brasil.

Alcirene Maria da Silva Cursino, Universidade do Estado do Amazonas

Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil (2022),
Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amazonas, Brasil.

Cesar o Mauricio de Abreu Mello, Universidade do Estado do Amazonas

Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará, Brasil (2021), Professor Convidado da Universidade Federal do Pará, Brasil.

Publicado

2025-10-28

Cómo citar

Tanaka, E. F., Araujo, H. E. A., Cursino, A. M. da S., & Mello, C. o M. de A. (2025). IMPACTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SEGURANÇA NOS ÍNDICES DE CRIMINALIDADE EM MANAUS (2020-2024): IMPACT OF PUBLIC SECURITY POLICIES ON CRIME RATES IN MANAUS (2020-2024). Revista Geopolítica Transfronteiriça, 9(4), 01–20. Recuperado a partir de http://periodicos.uea.edu.br/index.php/revistageotransfronteirica/article/view/4881

Número

Sección

Políticas e Gestão em Segurança Pública: Perspectivas Humanas e Geopolíticas