O CÃO DE GUARDA E PROTEÇÃO E A SEGURANÇA JURÍDICA DO AGENTE DE SEGURANÇA PÚBLICA

THE GUARD AND PROTECTION DOG AND THE LEGAL SECURITY OF THE PUBLIC SECURITY AGENT

Autores/as

  • Newton Carneiro de Farias Neto Universidade do Estado do Amazonas
  • Sigrid Caterini Ferreira Ramos Universidade do Estado do Amazonas
  • Nélio António Covane Universidade do Estado do Amazonas
  • Alcirene Maria da da Silva Cursino Universidade do Estado do Amazonas

Palabras clave:

Cão policial; Instrumento de Menor Potencial Ofensivo; Policiamento ostensivo; Segurança jurídica; Uso diferenciado da força.

Resumen

Introdução: O Cão tem sido um auxiliar muito relevante para a Polícia, tanto para a sua proteção, quanto no combate ao crime organizado. Objetivo:  analisar a contribuição do cão de guarda e proteção para a segurança jurídica do agente de segurança pública, destacando sua utilização como instrumento legítimo e proporcional no exercício da atividade policial. Justificação: a pesquisa justifica-se, diante da crescente necessidade de adoção de meios operacionais que, além de eficazes, garantam respaldo jurídico às ações ostensivas, reduzindo riscos físicos, legais e administrativos ao policial. Assim, o cão policial surge como recurso tático que, quando adestrado e regulamentado, atua como Instrumento de Menor Potencial Ofensivo (IMPO), conforme interpretação da Lei nº 13.060/2014, respeitando os princípios da legalidade, necessidade e proporcionalidade. Metodologia: a metodologia é mista, combinando abordagem qualitativa, por meio de revisão bibliográfica, documental e normativa, com análise quantitativa. Os dados coletados foram analisados de forma descritiva e confrontados com o referencial teórico.O uso de ferramentas de inteligência artificial, como o Google Tradutor permitiu a tradução literal de texto.  Resultado: a presença do cão policial reduz significativamente o confronto direto e o uso de força letal, reforçando a conformidade legal das ações e promovendo maior segurança institucional. Além disso, destaca-se a carência de normatização específica em alguns estados, o que reforça a necessidade de adoção de doutrinas próprias e legislação estadual complementar. Conclusão: o emprego regulamentado do cão de guarda transcende sua função tática, consolidando-se como instrumento jurídico-operacional de mitigação de riscos e de fortalecimento da legalidade no policiamento ostensivo.

Biografía del autor/a

Newton Carneiro de Farias Neto, Universidade do Estado do Amazonas

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos (PPGSP) pela Universidade Estadual de Amazonas (ESO-UEA). Bacharel em Segurança Pública e do Cidadão pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Pós-graduado em Segurança Pública e do Cidadão Pela FACUMINAS. Pós-graduado em Gestão Pública Aplicada à Segurança pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Oficial da Polícia Militar do Amazonas, no posto de Capitão. E-mail: newtinho1990@gmail.com

Sigrid Caterini Ferreira Ramos, Universidade do Estado do Amazonas

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos (PPGSP) pela Universidade Estadual de Amazonas (ESO-UEA). Escrivã Polícia Militar do Amazonas.

Nélio António Covane, Universidade do Estado do Amazonas

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos (PPGSP) pela Universidade Estadual de Amazonas (ESO-UEA). Licenciado em Relações Internacionais e Diplomacia, pelo Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI, Moçambique).

Alcirene Maria da da Silva Cursino, Universidade do Estado do Amazonas

Pós-doutora em Filosofia, Ciências Humanas e Sociais, vice coordenadora e docente do Mestrado Profissional em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos da Universidade do Estado do Amazonas.

Publicado

2025-10-28

Cómo citar

Farias Neto, N. C. de, Ferreira Ramos, S. C., Covane, N. A., & Cursino, A. M. da da S. (2025). O CÃO DE GUARDA E PROTEÇÃO E A SEGURANÇA JURÍDICA DO AGENTE DE SEGURANÇA PÚBLICA: THE GUARD AND PROTECTION DOG AND THE LEGAL SECURITY OF THE PUBLIC SECURITY AGENT. Revista Geopolítica Transfronteiriça, 9(4), 01–09. Recuperado a partir de http://periodicos.uea.edu.br/index.php/revistageotransfronteirica/article/view/4872

Número

Sección

Políticas e Gestão em Segurança Pública: Perspectivas Humanas e Geopolíticas