TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS DO ESTADO DO AMAZONAS: ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL E RELAÇÕES DE PODER

Quilombola territories in the state of Amazonas: a spatiotemporal analysis and power relations

Authors

Keywords:

Territórios quilombolas, Amazonas, Relações de poder, Titulação de terras

Abstract

O artigo analisa os territórios quilombolas amazonenses, com o objetivo fazer um panorama espaço-temporal dos quilombos no estado do Amazonas, analisando as distintas forças de poderes que divergem sobre eles. A relevância da pesquisa reside na carência de produções geográficas sobre a temática, predominantemente abordadas por outras ciências. O método adotado foi o dialético, com pesquisa bibliográfica e documental, e análise de três territórios quilombolas: Andirá, Tambor e Lago de Serpa. Os resultados indicam que, embora 19 comunidades sejam certificadas pela Fundação Palmares até 2026, nenhuma possui título definitivo de suas terras, evidenciando a morosidade estatal na efetivação de direitos. Os territórios sofrem pressões tanto de agentes capitalistas (madeireiras, fazendeiros, pesca predatória, capital imobiliário e agrologístico) quanto, no caso do Tambor, tensão/invasão estatal. O Estado atua de forma ambígua, ora como indutor da expansão capitalista, ora como agente opressor ou omisso na titulação. Considera-se que a titulação é fundamental para a reparação histórica e a reprodução das territorialidades quilombolas, e que a Geografia é uma ciência que possui grande relevância para a visibilização dessas lutas, resistências e injustiças socioespaciais e territoriais.

Author Biography

Marineide Pereira de Oliveira, Universidade do Estado do Amazonas

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade do Estado do Amazonas - PPGEO/UEA. Bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM.

Published

2026-09-01

How to Cite

Pereira de Oliveira, M. (2026). TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS DO ESTADO DO AMAZONAS: ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL E RELAÇÕES DE PODER : Quilombola territories in the state of Amazonas: a spatiotemporal analysis and power relations. Revista Geopolítica Transfronteiriça, 10(2), DOI: 10.5281/zenodo.22234450. Retrieved from http://periodicos.uea.edu.br/index.php/revistageotransfronteirica/article/view/5541