O IMPACTO DA FALTA DE INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS DE IDENTIFICAÇÃO CRIMINAL NO BRASIL: REVISÃO INTEGRATIVA

THE IMPACT OF THE LACK OF INTEGRATION OF CRIMINAL IDENTIFICATION SYSTEMS IN BRAZIL: AN INTEGRATIVE REVIEW

Authors

Keywords:

identificação criminal; integração de sistemas; revisão integrativa; segurança pública; Brasil.

Abstract

A identificação criminal, cujo acesso é restrito aos órgãos de segurança pública, permanece um campo pouco explorado tanto na literatura quanto na percepção social. Este estudo tem como objetivo analisar o impacto da falta de integração entre os sistemas de identificação criminal – nacionais e estaduais – e discutir suas implicações para as investigações e a segurança pública no Brasil. Utilizou-se a metodologia de revisão integrativa da literatura, fundamentada nos procedimentos descritos por Souza, Silva e Carvalho (2010), com busca em bases como SciELO, Oasisbr e Periódicos Caps. Os critérios de inclusão contemplaram estudos publicados nos últimos cinco anos, que abordassem, de forma quantitativa, os desafios decorrentes da desconexão dos sistemas. Os achados apontam para dificuldades operacionais na troca de informações, o que pode favorecer a permanência de indivíduos com pendências judiciais e comprometer a eficácia das ações de segurança. Em conclusão, evidencia-se a necessidade urgente de se implantar um banco de dados unificado, capaz de integrar informações de diferentes entes federados, a fim de fortalecer a investigação criminal e contribuir para a melhoria da segurança no país.

Author Biographies

Hewerson Silva Figueira, Universidade do Estado do Amazonas

Administrador, Pós-Graduado em Segurança Pública e Direitos Humanos pela Faculdade Metropolitana do Amazonas – FAMETRO, Mestrando em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA. Servidor da Polícia Civil do Amazonas- PC/SSP/AM.

Rair Silva e Souza de Moura, Universidade do Estado do Amazonas

Administradora, Pós-Graduada em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos pela Faculdade Metropolitana do Amazonas- FAMETRO, Pós-graduanda em Direito Público e Mestranda em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos pela Universidade do Estado do Amazonas- UEA. Servidora da Polícia Civil do Amazonas- PC/SSP/AM.

Alcirene Maria da Silva Cursino, Universidade do Estado do Amazonas

Pós-doutorado pelo Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais. Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Cesar Mauricio de Abreu Mello, Universidade do Estado do Amazonas

Professor do Programa de Pós-graduação em Segurança Pública da UFPA e do Programa de Pós-graduação em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos da Universidade do Amazonas, Oficial da reserva do Exército Brasileiro e da Policia Militar do Pará no posto de Coronel, graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Centro Universitário do Estado do Pará (1998) e bacharelado em Ciências de Defesa Social e Cidadania pelo Instituto de Ensino de Segurança do Pará (1996), possui especializações em Gestão de Pessoas (FGV/IDEAL- 2001), Segurança Pública (UCAM-2002), Sociedade e Gestão de Segurança Pública (UFPA-2006), Proteção e Defesa Ambiental (UEPA/IESP-2008), Gestão Estratégica em Defesa Social (IESP-2016).

Published

2025-10-28

How to Cite

Silva Figueira, H., de Moura, R. S. e S., Cursino, A. M. da S., & Mello, C. M. de A. (2025). O IMPACTO DA FALTA DE INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS DE IDENTIFICAÇÃO CRIMINAL NO BRASIL: REVISÃO INTEGRATIVA: THE IMPACT OF THE LACK OF INTEGRATION OF CRIMINAL IDENTIFICATION SYSTEMS IN BRAZIL: AN INTEGRATIVE REVIEW. Revista Geopolítica Transfronteiriça, 9(4), 01–06. Retrieved from http://periodicos.uea.edu.br/index.php/revistageotransfronteirica/article/view/4954

Issue

Section

Políticas e Gestão em Segurança Pública: Perspectivas Humanas e Geopolíticas