SAÚDE MENTAL E ABSENTEÍSMO NA POLÍCIA MILITAR DO AMAZONAS: UMA ANÁLISE DO IMPACTO NA SEGURANÇA PÚBLICA

MENTAL HEALTH AND ABSENTEEISM IN THE AMAZONAS MILITARY POLICE: AN ANALYSIS OF THE IMPACT ON PUBLIC SAFETY

Authors

  • Glenda Martins Monteconrado Universidade do Estado do Amazonas
  • Gisele de Almeida Nascimento Universidade do Estado do Amazonas
  • Patrícia Cristina Alves Maffioletti Universidade do Estado do Amazonas
  • Alcirene Maria da Silva Cursino Universidade do Estado do Amazonas

Keywords:

Saúde Mental; Absenteísmo; Polícia Militar; Segurança Pública; Amazonas.

Abstract

O aumento significativo de licenças psicológicas/psiquiátricas na Polícia Militar do Amazonas - PMAM destaca a necessidade de abordar os fatores que afetam a saúde mental dos policiais. O objetivo deste estudo foi analisar a relação entre saúde mental e absenteísmo na PMAM e seu impacto na segurança pública do estado. Isso se justifica pela grande necessidade de enfrentamento da crise de saúde mental entre policiais, que gera altos índices de absenteísmo, sobrecarrega o efetivo no policiamento, reduz a capacidade de resposta e aumenta os custos, o que ameaça a efetividade constitucional da instituição. A metodologia adotou uma abordagem qualitativa e quantitativa, com revisão sistemática de artigos (periódicos CAPES, 2020-2025) e análise documental de dados da Junta Médica da Polícia Militar do Amazonas-PMAM (2019-2024), utilizando descritores como "saúde mental", "absenteísmo", "trabalho policial" e "polícia militar". Artigos revisados por pares em português e inglês foram incluídos e complementados com buscas adicionais. Os resultados revelaram um crescimento exponencial no número de casos de licenças por saúde mental, com aumento de 411% (de 309 casos em 2019 para 1.581 em 2024), pico durante a pandemia de 775 casos nos anos entre 2020-2021, e novo aumento em 2024 (93% maior que em 2023 que foram de 819 licenças). Impacto operacional significativo: em 2024, 20,83% da força de trabalho (1.581 policiais) estavam afastados, com custo estimado de R$ 47,4 milhões por ano, considerando salário médio de R$ 30.000 mil reais/ano, sopesando hierarquia e distribuição do efetivo. Concluiu-se que a PMAM enfrenta uma crise estrutural de saúde mental, agravada pela pandemia e por fatores endógenos, demandando políticas prioritárias de suporte clínico e reestruturação organizacional para resguardar a segurança pública.

Author Biographies

Glenda Martins Monteconrado, Universidade do Estado do Amazonas

Mestranda do Mestrado Profissional em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos da Universidade do Estado do Amazonas.

Gisele de Almeida Nascimento, Universidade do Estado do Amazonas

Mestranda do Mestrado Profissional em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos da Universidade do Estado do Amazonas.

Patrícia Cristina Alves Maffioletti, Universidade do Estado do Amazonas

Mestranda do Mestrado Profissional em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos da Universidade do Estado do Amazonas.

Alcirene Maria da Silva Cursino, Universidade do Estado do Amazonas

Pós-doutora em Filosofia, Ciências Humanas e Sociais, vice coordenadora e docente do Mestrado Profissional em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos da Universidade do Estado do Amazonas.

Published

2025-10-28

How to Cite

Monteconrado, G. M., Nascimento, G. de A., Maffioletti, P. C. A., & Silva Cursino, A. M. da. (2025). SAÚDE MENTAL E ABSENTEÍSMO NA POLÍCIA MILITAR DO AMAZONAS: UMA ANÁLISE DO IMPACTO NA SEGURANÇA PÚBLICA: MENTAL HEALTH AND ABSENTEEISM IN THE AMAZONAS MILITARY POLICE: AN ANALYSIS OF THE IMPACT ON PUBLIC SAFETY. Revista Geopolítica Transfronteiriça, 9(4), 01–14. Retrieved from http://periodicos.uea.edu.br/index.php/revistageotransfronteirica/article/view/4877

Issue

Section

Políticas e Gestão em Segurança Pública: Perspectivas Humanas e Geopolíticas