TERRITÓRIO E RELAÇÕES DE PODER NA REGIÃO METROPOLITANA DE MANAUS: METROPOLIZAÇÃO, RESISTÊNCIAS E PERMANÊNCIAS

Authors

  • Matheus Vieira Areb Doutorando em Geografia na Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Susane Patrícia Melo de Lima Universidade do Estado do Amazonas - UEA
  • Francilene Sales da Conceição Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Keywords:

Território, Espaço, Poder, Metropolização, Região Metropolitana de Manaus.

Abstract

O processo de metropolização do espaço induziu a construção de um novo objeto que liga Manaus a municípios ao sul da metrópole trazendo transformações e impondo uma nova dinâmica espacial para Iranduba e Manacapuru. Desde 2011 a Ponte Rio Negro figura como principal objeto do espraiamento da metrópole Manaus para a área rural dos dois municípios. A rodovia estadual Manoel Urbano, rodovia AM-070, que parte da Ponte Rio Negro em direção a tais municípios reestrutura, nestes territórios, sobretudo na zona rural, novos ritmos, processos, formas e conteúdos sob a lógica da (re)produção da metrópole Manaus. Em busca de apreender esse fenômeno analisa-se os imperativos capazes de evidenciar as transformações produto do processo das apropriações territoriais, bem como, as resistências e permanências perante a ação de diversos grupos e seus respectivos interesses na apropriação territorial. Através de uma análise crítica da (re)produção do urbano e da cidade, observações, registros fotográficos e entrevistas desenvolvidas em trabalho de campo constatou-se transformações significativas, novas dinâmicas que incorporam o novo ao passo que o velho persiste dialeticamente entre as transformações e permanências, e ainda, o surgimento da necessidade de uma ponderação: a cidade cresce para onde, para quem, é mediada por quais processos?

Author Biographies

Matheus Vieira Areb, Doutorando em Geografia na Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Doutorando em Geografia na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisador do Núcleo de Pesquisa Urbana e Regional/NPUR. 

Susane Patrícia Melo de Lima, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professora do Curso  de Geografia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Urbana e Regional/NPUR.

Francilene Sales da Conceição, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Doutora em Geografia pela Universidade pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Professora do Curso de Geografia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Urbana e Regional/NPUR.

Published

2024-03-08

How to Cite

Vieira Areb, M., Melo de Lima, S. P., & Sales da Conceição, F. (2024). TERRITÓRIO E RELAÇÕES DE PODER NA REGIÃO METROPOLITANA DE MANAUS: METROPOLIZAÇÃO, RESISTÊNCIAS E PERMANÊNCIAS. Revista Geopolítica Transfronteiriça, 8(1), 79–94. Retrieved from http://periodicos.uea.edu.br/index.php/revistageotransfronteirica/article/view/3396