NOVO NÚMERO E UMA NOVA SEÇÃO NA REVISTA

NEW ISSUE AND A NEW SECTION IN THE JOURNAL

Autores

  • Thiago Oliveira Neto UFAM

Resumo

A Revista Geopolítica Transfronteiriça foi criada em 2017, fruto de um esforço coletivo liderado pelo editor-chefe, Dr. Wendell Teles de Lima, que, à época, identificou a escassez de revistas especializadas em Geopolítica no Brasil. Esse contexto pode ser explicado por dois fatores principais: o primeiro é o desinteresse de parte dos geógrafos pelos temas políticos e geopolíticos, especialmente após a ampla divulgação da ideia de que a abordagem geopolítica estaria a serviço das máquinas mortíferas dos Estados imperialistas e expansionistas. Contudo, este campo de análise, reflexão, atuação e proposição tem demonstrado crescente relevância para compreender o mundo complexo de nossos dias. O segundo fator diz respeito ao movimento inicial de inserção dos debates sobre geografia política e geopolítica no meio militar desde a década de 1930, enquanto a inclusão dessas discussões e enquanto disciplina nos cursos de graduação de Geografia no Brasil passou a ter mais robustez a partir da década de 1980.

Atualmente, o movimento de reflexões e análises no campo da geografia política e geopolítica tem se expandido, impulsionado tanto pelos acontecimentos complexos do período contemporâneo quanto pelas interpretações das reorganizações do mundo nas últimas décadas. Esse movimento tem incorporado novas leituras e abordagens metodológicas, que enriquecem as análises das relações entre território e poder em suas múltiplas escalas.

Biografia do Autor

Thiago Oliveira Neto, UFAM

Pós-doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM, 2024-2025). Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP, 2024), Mestre (2019) e Graduado (2016) em Geografia pela UFAM. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), desenvolvendo pesquisas na área de Geografia Política e Geopolítica Rodoviária na Amazônia. Participou de mobilidade estudantil na Universidade Federal de Santa Catarina (2014) e cursou um semestre da pós-graduação em Geografia Humana na USP (2017/2). Atuou como professor substituto no Departamento de Geografia da UFAM (nov. 2021 - nov. 2023) e atualmente é professor voluntário na mesma instituição (dez. 2023 - dez. 2025). É membro do Laboratório de Geografia Política (GEOPO-USP) e do Laboratório de Geografia Humana (LAGEHU-UFAM). 

Downloads

Publicado

2025-05-02

Como Citar

Neto, T. O. (2025). NOVO NÚMERO E UMA NOVA SEÇÃO NA REVISTA: NEW ISSUE AND A NEW SECTION IN THE JOURNAL. Revista Geopolítica Transfronteiriça, 9(2), 01–02. Recuperado de http://periodicos.uea.edu.br/index.php/revistageotransfronteirica/article/view/4380