A CAPACITAÇÃO CONTINUADA COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO, ATUALIZAÇÃO E ASSIMILAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DOS POLICIAIS MILITARES DO COMANDO DE POLICIAMENTO METROPOLITANO

  • Alisson Botelho PM/AM
  • Márcia Ribeiro Maduro

Resumo

As organizações estão inseridas num cenário cada vez mais dinâmico e competitivo; logo, tem sido observado que as Instituições que se destacam são aquelas que reconhecem suas fragilidades e potencialidades, agindo proativamente em melhorá-las. Nesse sentido, é consenso dos estudiosos da administração que o grande diferencial para alcance de melhorias está na valorização do capital humano; na gestão de pessoas com foco nas competências individuais. O objetivo deste estudo foi analisar como processos de capacitação continuada podem contribuir para o aprimoramento das competências individuais dos policiais militares do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) e suas práticas cotidianas, frente aos riscos que a profissão lhes impõe, de maneira responsável e ética, conscientes de seu dever em promover a ordem social, os direitos humanos e a democracia. Para isso utilizou-se os métodos quantitativo e descritivo, com realização de pesquisa bibliográfica e documental, estudo de caso. Ao término do trabalho, pode-se detectar a fragilidade latente relacionada ao conhecimento e aptidão dos policiais militares que constituem a primeira malha de policiamento do CPM, nos principais aspectos que regem a profissão, quais sejam: procedimentos técnicos operacionais, legislações e relacionamento interpessoal, corroborada pela inércia da Instituição em investir em processos de capacitação direcionados a esse público. Conclui-se com o presente estudo, que a implementação de programas permanentes de capacitação continuada terão um forte impacto na promoção técnico-profissional desses policiais militares e na eficiência dos serviços por eles prestados.

Publicado
2018-12-28
Como Citar
BOTELHO, Alisson; MADURO, Márcia Ribeiro. A CAPACITAÇÃO CONTINUADA COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO, ATUALIZAÇÃO E ASSIMILAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DOS POLICIAIS MILITARES DO COMANDO DE POLICIAMENTO METROPOLITANO. Nova Hileia | Revista Eletrônica de Direito Ambiental da Amazônia. ISSN: 2525 – 4537, [S.l.], v. 3, n. 2, dez. 2018. ISSN 2525-4537. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/novahileia/article/view/1287>. Acesso em: 23 mar. 2019.
Seção
Artigos