UM ESTUDO SOBRE OS PROCESSOS DE INSTITUCIONALIZAÇÃO E DESINSTITUCIONALIZAÇÃO DAS PRÁTICAS TRAZIDAS PELO PROGRAMA RONDA NO BAIRRO ÀS POLÍCIAS CIVIL E MILITAR DO AMAZONAS

  • Ailton Luiz dos Santos PM/AM
  • Fabio Amazonas Massulo

Resumo

 É fato que profissionais das organizações respondem a processos impostos pelas instituições positiva e negativamente. Isso repercute na própria institucionalização, não institucionalização ou desinstitucionalização de novas práticas policiais. Considerando a teoria institucional que traz instrumentos analíticos para compreensão das respostas dadas pelas organizações frente a processos de institucionalização, e a fase de pós implementação e execução do programa Ronda no Bairro, uma pergunta se desenha: como foram as respostas organizacionais da Polícia Militar (PMAM) e da Polícia Civil (PCAM) frente às demandas institucionais do Governo do Amazonas após implantação e execução do Ronda no Bairro? Do exposto, o presente artigo busca compreender a respostas organizacionais da PMAM e PCAM frente às demandas institucionais do Ronda no Bairro a luz da Teoria Institucional. Quanto ao método de abordagem será o qualitativo, através de pesquisa bibliográfica.

Publicado
2018-12-28
Como Citar
SANTOS, Ailton Luiz dos; MASSULO, Fabio Amazonas. UM ESTUDO SOBRE OS PROCESSOS DE INSTITUCIONALIZAÇÃO E DESINSTITUCIONALIZAÇÃO DAS PRÁTICAS TRAZIDAS PELO PROGRAMA RONDA NO BAIRRO ÀS POLÍCIAS CIVIL E MILITAR DO AMAZONAS. Nova Hileia | Revista Eletrônica de Direito Ambiental da Amazônia. ISSN: 2525 – 4537, [S.l.], v. 1, n. 2, dez. 2018. ISSN 2525-4537. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/novahileia/article/view/1262>. Acesso em: 20 abr. 2024.
Seção
Artigos