PROGRAMA NOVOS TALENTOS: EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES EM ESCOLAS PÚBLICAS DE PARINTINS-AM

  • Adriano Márcio dos Santos UEA
  • Célia Maria Serrão Eleutério UEA
  • Franklin Roosevelt Martins de Castro UEA
  • Mary Tânia dos Santos Carvalho UEA
  • David Xavier da Silva UEA

Resumo

Este breve relato apresenta as ações e experiências interdisciplinares desenvolvidas no âmbito do Programa Novos Talentos da CAPES no processo de ensino-aprendizagem e formação de professores e alunos na Educação Básica em escolas da rede pública do município de Parintins, Amazonas, através de quatro grupos de atuação: a) Biologia, Química e Física; b) Letras; c) Geografia e História e d) Pedagogia. Inicialmente foram selecionadas escolas da área urbana e rural com baixo IDEB, a estratégia seguinte adotada por estes grupos consistiu em planejar de forma coletiva as oficinas com os professores dessas unidades educacionais visando o aprofundamento do conhecimento sobre a relação entre ciência, tecnologia e sociedade no espaço escolar e universitário e, também, foram construídas propostas educativas interdisciplinares no contexto amazônico. Assim foi possível capacitações e parcerias entre universidade e escola, bem como o empoderamento dos professores e equipe envolvidos com o Programa no uso das novas ferramentas e tecnologias de multiletramentos. O Programa Novos Talentos buscou contribuir com a elevação do IDEB escolar, o aprimoramento de novas metodologias de ensino-aprendizagem, além de fomentar estudos e trabalhos acadêmicos de alunos e professores universitários.

Publicado
2020-04-17
Como Citar
SANTOS, Adriano Márcio dos et al. PROGRAMA NOVOS TALENTOS: EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES EM ESCOLAS PÚBLICAS DE PARINTINS-AM. Marupiara | Revista Científica do CESP/UEA, [S.l.], n. 5, p. 69-84, abr. 2020. ISSN 2527-0753. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/marupiara/article/view/1744>. Acesso em: 26 abr. 2024.
Edição
Seção
Relato de Experiência