ENSINO DA MORFOLOGIA DO CAULE EM ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Leyce Alcântara da Silva UEA
  • Joeliza Nunes Araújo UEA

Resumo

Este trabalho teve o objetivo de avaliar a implementação de uma sequência didática para a aprendizagem significativa da morfologia do caule com alunos da Educação Básica. A sequência didática foi realizada em espaço formal (sala de aula) e em espaço não formal (ambiente natural) por meio de estratégias didáticas diferentes daquelas que os alunos vivenciam no cotidiano escolar. A metodologia da pesquisa tem caráter qualitativo. Utilizamos como instrumentos para a coleta de dados a pesquisa bibliográfica e sequência didática que foi realizada em cinco momentos: passeio na trilha, coleta de tipos caulinares, produção de texto, montagem de uma coleção de caules e construção de mapas conceituais. A realização da sequência didática resultou no interesse dos alunos em aprender significativamente sobre a biodiversidade, a vegetação e suas inter-relações com outros seres vivos. No passeio pela trilha proporcionamos aos alunos maior contato com a diversidade vegetal no laboratório vivo, em especial, com a morfologia do caule. A produção textual e os mapas conceituais revelaram aprendizagem significativa sobre a morfologia dos caules. Proposições coerentes e organização hierárquica dos conceitos foram apresentados nos mapas conceituais. Houve a sistematização dos conhecimentos prévios dos alunos e sua associação aos novos conhecimentos. Portanto, por meio da implementação da sequência didática para a aprendizagem significativa da morfologia do caule pode-se contribuir para o desenvolvimento da educação cientifica dos alunos da Educação Básica.

Publicado
2020-04-17
Como Citar
SILVA, Leyce Alcântara da; ARAÚJO, Joeliza Nunes. ENSINO DA MORFOLOGIA DO CAULE EM ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Marupiara | Revista Científica do CESP/UEA, [S.l.], n. 5, p. 48-68, abr. 2020. ISSN 2527-0753. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/marupiara/article/view/1742>. Acesso em: 20 abr. 2024.
Edição
Seção
Relato de Experiência