ENSINO DA MORFOLOGIA DAS FOLHAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ESCOLA ESTADUAL DO MUNICIPIO DE PARINTINS

  • Sandra Duque dos Santos Universidade do Estado do Amazonas
  • Joeliza Nunes Araújo Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Este trabalho teve o objetivo de avaliar a implementação de uma sequência didática para a aprendizagem significativa da morfologia das folhas com alunos da Educação Básica. A sequência didática foi realizada em espaço formal (sala de aula) e em espaço não formal (ambiente natural) por meio de estratégias didáticas diferentes daquelas que os alunos vivenciam no cotidiano escolar. A metodologia da pesquisa tem caráter qualitativo. Utilizamos como instrumentos para a coleta de dados a pesquisa bibliográfica e sequência didática que foi realizada em cinco momentos: passeio na trilha, coleta de exsicatas, produção de texto, montagem de álbum sobre morfologia das folhas e construção de mapas conceituais. Os textos produzidos revelaram aprendizagem sobre diversidade vegetal, morfologia vegetal com ênfase na morfologia das folhas e fisiologia vegetal. Os mapas conceituais analisados mostram relações hierárquicas entre conceitos de diversidade vegetal tratados durante a sequência didática. Os princípios ausubelianos da diferenciação progressiva e reconciliação integrativa estão presentes nos mapas construídos pelos alunos pesquisados.
Portanto, a implementação da sequência didática foi relevante para a aprendizagem significativa da morfologia das folhas e pode contribuir para o desenvolvimento da educação cientifica dos alunos da Educação Básica.

Publicado
2019-08-07
Como Citar
SANTOS, Sandra Duque dos; ARAÚJO, Joeliza Nunes. ENSINO DA MORFOLOGIA DAS FOLHAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ESCOLA ESTADUAL DO MUNICIPIO DE PARINTINS. Marupiara | Revista Científica do CESP/UEA, [S.l.], n. 4, p. 102 - 123, ago. 2019. ISSN 2527-0753. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/marupiara/article/view/1565>. Acesso em: 26 abr. 2024.
Edição
Seção
Relato de Experiência