PRODUÇÃO DE EXTRATOS VEGETAIS: OFICINA USANDO A Vismia guianensis, COM DISCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PARINTINS/AMAZONAS

  • Clariane Pontes da Silva AEBRA
  • Cynara Carmo Bezerra UEA
  • Deliana Azevedo Vidal AEBRA
  • Antônio Aurélio de Souza Filho AEBRA
  • Valdemir B. Mendonça Júnior UNOPAR

Resumo

As plantas e seus extratos estão em todo lugar e os produtos naturais à base de plantas e ervas suscitam grande interesse nos grandes mercados consumidores mundiais. Os extratos vegetais são usados em remédios pela indústria farmacêutica, em cosméticos, na agricultura, no controle biológico de pragas, etc. Na espécie vegetal Vismia guianensis há moléculas biológicas com efetividade de ação em tratamentos médicos e como antimicrobianos, sendo bastante utilizadas na medicina popular. Realizou-se com os alunos uma aula expositiva sobre a biologia e as aplicações da Vismia guianensis, em seguida foi realizada uma prática para produção do extrato da planta no laboratório e a avaliação se deu através da aplicação de questionário. A maioria das respostas dadas pelos discentes foi correspondente a aula ministrada, com um número significativo de acertos, com desempenho satisfatório e esperado de assimilação da temática proposta em sala. Dessa maneira, temas relativos à área de conhecimento da Biologia possibilitam que o aluno associe a realidade do desenvolvimento científico atual com os conceitos básicos do pensamento biológico. As aulas ajudam a desenvolver conhecimentos científicos, como também, permitem que os alunos auxiliem o professor a construir uma nova visão sobre um mesmo tema.

Publicado
2020-04-17
Como Citar
SILVA, Clariane Pontes da et al. PRODUÇÃO DE EXTRATOS VEGETAIS: OFICINA USANDO A Vismia guianensis, COM DISCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PARINTINS/AMAZONAS. Marupiara | Revista Científica do CESP/UEA, [S.l.], n. 5, p. 1-15, abr. 2020. ISSN 2527-0753. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/marupiara/article/view/1738>. Acesso em: 29 mar. 2024.
Edição
Seção
Artigos