UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DE AULAS PRÁTICAS

  • Ádria Naisa Trindade Freitas Universidade do Estado do Amazonas
  • Cynara Carmo Bezerra Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Este trabalho é resultado da produção de atividades sobre o ensino da “Evolução dos Seres Vivos” na Educação Básica, uma pesquisa desenvolvida com alunos do 3º Ano, do Ensino Médio, da Escola Estadual Dom Gino Malvestio, no município de Parintins/AM. No contexto da sala de aula, os professores se deparam com alguns entraves ao trabalhar o tema, como dificuldades conceituais, questões socioculturais e estratégias didáticas que contribuam para a compreensão dos conceitos-chaves da teoria evolutiva, haja vista que é um conteúdo considerado muitas vezes complexo impactando na compreensão dos educandos, necessitando de uma didática diferenciada para atender tais dificuldades. A proposta deste trabalho, foi a elaboração e aplicação de aulas práticas para o ensino de Biologia, com ênfase nos conteúdos sobre Evolução, que consistiu em duas aulas práticas dinâmicas, atrativas e significativas, a fim de aprofundar as reflexões sobre a teoria evolutiva, num contexto biológico e histórico. Os resultados foram bem significativos, demonstrando a necessidade de dinamizar e concretizar atividades práticas no ensino de Biologia, fato notório na melhoria do rendimento do grupo de alunos envolvidos na pesquisa, após a aplicação da prática.

Publicado
2022-08-15
Como Citar
FREITAS, Ádria Naisa Trindade; BEZERRA, Cynara Carmo. UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DE AULAS PRÁTICAS. Marupiara | Revista Científica do CESP/UEA, [S.l.], n. 9, p. 95-111, ago. 2022. ISSN 2527-0753. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/marupiara/article/view/2665>. Acesso em: 20 abr. 2024.