AS CRIANÇAS, AS HISTÓRIAS E OS MUNDOS IMAGINADOS: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Giovana Maria dos Santos de Sá UEA
  • Thiago da Costa Pimenta UEA
  • Suelda de Paula Souza UA

Resumo

O presente artigo relata a realização de um projeto que objetiva desenvolver a arte de contar histórias, direcionadas para alunos da educação infantil, numa escola pública do município de Manicoré-AM. A contação de histórias é muito importante na aprendizagem das crianças, pois aguça a curiosidade, a imaginação, a criatividade, possibilitando desenvolver a comunicação oral e escrita. A metodologia utilizada foi a realização de oficinas, com carga horária de duas horas semanais durante cinco meses, aplicadas por acadêmicos do curso de Licenciatura em Letras da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O foco das oficinas foi estimular nas crianças o gosto e o prazer pela contação de histórias, como forma de inserir, desde cedo, o despertar para a literatura. O projeto traz à tona um hábito cultural que é o “contar histórias”, essa ferramenta importante na formação da identidade e valores de toda criança. O trabalho com a contação de histórias proporciona ao aluno(a) o encontro com a obra literária, possibilitando compreender melhor a si mesmo e ao outro, além de ampliar o universo cultural.

Publicado
2021-04-14
Como Citar
SÁ, Giovana Maria dos Santos de; PIMENTA, Thiago da Costa; SOUZA, Suelda de Paula. AS CRIANÇAS, AS HISTÓRIAS E OS MUNDOS IMAGINADOS: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Extensão em Revista, [S.l.], n. 6, p. 41-51, abr. 2021. ISSN 2525-5347. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/article/view/2105>. Acesso em: 25 abr. 2024.
Edição
Seção
Artigos