AS CRIANÇAS, AS HISTÓRIAS E OS MUNDOS IMAGINADOS: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
O presente artigo relata a realização de um projeto que objetiva desenvolver a arte de contar histórias, direcionadas para alunos da educação infantil, numa escola pública do município de Manicoré-AM. A contação de histórias é muito importante na aprendizagem das crianças, pois aguça a curiosidade, a imaginação, a criatividade, possibilitando desenvolver a comunicação oral e escrita. A metodologia utilizada foi a realização de oficinas, com carga horária de duas horas semanais durante cinco meses, aplicadas por acadêmicos do curso de Licenciatura em Letras da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O foco das oficinas foi estimular nas crianças o gosto e o prazer pela contação de histórias, como forma de inserir, desde cedo, o despertar para a literatura. O projeto traz à tona um hábito cultural que é o “contar histórias”, essa ferramenta importante na formação da identidade e valores de toda criança. O trabalho com a contação de histórias proporciona ao aluno(a) o encontro com a obra literária, possibilitando compreender melhor a si mesmo e ao outro, além de ampliar o universo cultural.