VOCÊ CHAMA, A UEA VAI LÁ: REFORÇO ESCOLAR DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA JOVENS E ADULTOS

  • Cristiane dos Santos Silva UEA
  • Maria das Dores Rodrigues de Melo Neta UEA
  • Suelda de Paula Souza UEA
  • Aldicélio Ribeiro Limeira UEA

Resumo

Este trabalho tem como objetivo destacar um relato de experiência vivenciado junto à Instituição Filantrópica Centro Juvenil Salesiano (CJS), no município de Manicoré/AM, por meio do projeto de extensão proposto pela Universidade do Estado do Amazonas, que visa oportunizar aos Jovens e adultos a reforçar os conteúdos de Língua Portuguesa, principalmente, a leitura, a compreensão, a interpretação e a produção de textos de diferentes gêneros textuais. O projeto é de grande importância e bastante oportuno à medida que traz à tona uma problemática que atinge muitos alunos de nossas escolas públicas deste município, em particular, a esses adolescentes que não recebem o apoio da família e por isso apresentam muitas dificuldades no processo ensino-aprendizagem. Outras questões gramaticais como: ortografia, pontuação, acentuação, concordâncias verbais e nominais, dentre outras também foram trabalhadas durante o processo e sempre considerando as dificuldades apresentadas pelos participantes. Dentre os resultados obtidos, foi possível fazer uma reflexão acerca do desempenho dos participantes, uma vez que, inicialmente foi notório o baixo grau de interesse pela ausência de estímulo apresentado pelos mesmos, visão esta observada em uma avaliação diagnóstico realizada em sala de aula. Contudo, no decorrer do desenvolvimento do projeto e suas metodologias, foi possível obter melhorias significativas em relação ao interesse dos alunos pelos temas propostos, tornando-os mais dedicados e capazes de realizar suas atividades.

Publicado
2020-08-19
Como Citar
SILVA, Cristiane dos Santos et al. VOCÊ CHAMA, A UEA VAI LÁ: REFORÇO ESCOLAR DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA JOVENS E ADULTOS. Extensão em Revista, [S.l.], n. 5, p. 53-57, ago. 2020. ISSN 2525-5347. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/article/view/1861>. Acesso em: 30 set. 2020.
Edição
Seção
Artigos