• Conheça os Organizadores da Edição Nª 23 / Conozca a los Organizadores de la Edición No. 23 / Meet the Organizers of Edition No. 23

    2024-01-19

    Vamos conhecer um pouco da trajetória acadêmica dos Professores Organizadores da Edição Nª 23 da ContraCorrente, com temática voltada aos Quilombos no Brasil?

    Clique em "Saiba mais" para visualizar as informações.

    ...................................................................................................................................................................................................

    ¿Conozcamos un poco de la trayectoria académica de los Profesores Organizadores de la Edición N° 23 de ContraCorrente, con temática centrada en Quilombos en Brasil?

    Haga clic en "Saiba mais" para ver la información.

    ..................................................................................................................................................................................................

    Let's learn a little about the academic trajectory of the Organizing Professors of Edition No. 23 of ContraCorrente, with a theme focused on Quilombos in Brazil?

    Click "Saiba mais" to view the information.

    Saiba mais sobre Conheça os Organizadores da Edição Nª 23 / Conozca a los Organizadores de la Edición No. 23 / Meet the Organizers of Edition No. 23
  • Chamada de Trabalhos / Convocatoria / Call for papers para a Edição de Nº 23 (2024.2) da ContraCorrente

    2024-01-19

    A Revista ContraCorrente convida pesquisadores(as), educadores(as) e profissionais a contribuírem com trabalhos que explorem o tema "Quilombos no Brasil: demarcadores de identidade e estratégias de mobilização étnica", publicação da revista para o primeiro semestre de 2024 que corresponderá à Edição Nº 23.

    O volume tem a organização pelos professores Drs. Alfredo Wagner Berno de Almeida (PPGICH/UEA), Marcos Alan Costa Farias (PPGAS/UFAM) e Juliene Pereira dos Santos (PPGA/UFPA). Leia mais a seguir para informações.

    ....................................................................................................................................................

    Revista ContraCorrente invita a investigadores(as), educadores(as) y profesionales a contribuir con textos que exploren el tema "Quilombos en Brasil: demarcadores de identidad y estrategias de movilización étnica", publicación de la revista para el primer semestre de 2024 que corresponderá a la Edición N° 23.

    El volumen es organizado por los profesores Drs. Alfredo Wagner Berno de Almeida (PPGICH/UEA), Marcos Alan Costa Farias (PPGAS/UFAM) y Juliene Pereira dos Santos (PPGA/UFPA). Lea más a continuación para obtener información.

    .....................................................................................................................................................

    Revista ContraCorrente invites researchers, educators and professionals to contribute with texts that explore the theme "Quilombos in Brazil: identity demarcators and ethnic mobilization strategies", publication of the magazine for the first half of 2024 that will correspond to Edition No. 23.

    The volume is organized by professors Drs. Alfredo Wagner Berno de Almeida (PPGICH/UEA), Marcos Alan Costa Farias (PPGAS/UFAM) and Juliene Pereira dos Santos (PPGA/UFPA). Read more below for information.

    Saiba mais sobre Chamada de Trabalhos / Convocatoria / Call for papers para a Edição de Nº 23 (2024.2) da ContraCorrente
  • Chamada de Trabalhos / Convocatoria / Call for papers para a Edição de Nº 22 (2024.1) da ContraCorrente

    2024-01-09

    A Revista ContraCorrente convida pesquisadores(as), educadores(as) e profissionais a contribuírem com artigos que explorem os "Saberes e Experiências em Educação nas Amazônias", publicação da revista para o primeiro semestre de 2024 que corresponderá à Edição Nº 22. Buscamos reflexões e práticas inovadoras que ampliem a compreensão geral sobre os desafios e oportunidades educacionais nesta região única. Leia mais a seguir para informações. 

    ...........................................................................................................................................................................................

    Revista ContraCorrente invita a investigadores(as), educadores(as) y profesionales(as) a contribuir con textos que exploren “Conocimientos y Experiencias en Educación en la Amazonía”, publicación de la revista correspondiente al primer semestre de 2024, que corresponderá a la Edición N° 22. Buscamos reflexiones y prácticas innovadoras que amplíen la comprensión general de los desafíos y oportunidades educativos en esta región única. Lea más a continuación para obtener información.

     ...........................................................................................................................................................................................

    ContraCorrente Magazine invites researchers, educators and professionals to contribute with works that explore "Knowledge and Experiences in Education in the Amazons", the magazine's publication for the first half of 2024, which will correspond to Edition No. 22. We seek reflections and innovative practices that expand general understanding of educational challenges and opportunities in this unique region. Read more below for information.

    Saiba mais sobre Chamada de Trabalhos / Convocatoria / Call for papers para a Edição de Nº 22 (2024.1) da ContraCorrente
  • Chamada de Trabalhos / Call for papers para a edição de nº 21 (2023.2) da ContraCorrente

    2023-06-19

    O Conselho editorial da ContraCorrente: Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (ISSN: 2525-4529) convida pesquisadores doutores, mestres e alunos de pós-graduação para contribuírem com a edição de número 21 do periódico, correspondente ao semestre 2023.2, submetendo textos inéditos (artigos e relatos de experiência) com a especificação temática descrita abaixo.

    A edição de nº 21 será dedicada ao tema: A ARQUITETURA E O URBANISMO NAS CIDADES E SUAS CIRCUNSTÂNCIAS: A ARQUITETURA, OS ESPAÇOS E AS CIDADANIAS POSSÍVEIS EM MUNDOS SEM LUGARES E LUGARES SEM MUNDOS

    Organizadores: Prof. Dr. Geraldo Jorge Tupinambá do Valle (PPGICH-UEA), Profa. Dra. Tatiana de Lima Pedrosa Santos (PPGICH-UEA), Prof. Dr. Otoni Moreira de Mesquita (UFAM), Profa. Ma. Ana Lúcia Abrahim (UNINILTONLINS), Profa. Ma. Lauriane Teixeira de Oliveira (UEA/UFRJ) e Profa. Ma. Calina Ramos de Brito Souto (Uninorte/Ser Educacional).

    Os trabalhos deverão ser enviados pelo sistema da revista, seguindo as diretrizes estipuladas, impreterivelmente entre 15 de junho de 2023 a 15 de agosto de 2023 com previsão de publicação no primeiro trimestre de 2024.

    *Dúvidas e outras informações, enviar exclusivamente e-mail para: contracorrente.uea@gmail.co

    Saiba mais sobre Chamada de Trabalhos / Call for papers para a edição de nº 21 (2023.2) da ContraCorrente
  • Revista ContraCorrente do PPGICH/UEA sobe de categoria em peso científico

    2023-05-30

    A revista Contra Corrente, do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade do Estado do Amazonas (PPGICH/UEA), subiu para categoria Qualis B2 na avaliação de peso científico. A classificação pode ser consultada pelo link: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf

    O Prof. Me. Rafael Amoêdo explica que a revista é temática com chamadas semestrais e a avaliação é realizada por duplos parceiristas e às cegas. "A evolução para o Qualis B2 representa um salto e uma consolidação do trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos anos, um esforço que envolve coordenação, docentes, discentes, autores e parceiristas que, direta e indiretamente, somam forças ao nosso trabalho", complementou.

    Os dossiês são organizados por docentes internos ao Programa em parceria a outros professores externos. A partir do dossiê 19 abriu-se a possibilidade de egressos também atuarem em colaboração. Além disso, "a sensação de subir de categoria em peso científico é de muita gratidão e como uma colheita de um trabalho coletivo que vem frutificando. O que possibilita um olhar mais atrativo por parte dos autores ao quererem realizar as submissões em nosso periódico", finaliza.

    Sobre a Revista - A Contra Corrente, revista do PPGICH/UEA, foi criada em 2010 e até então está vinculada à Cátedra Amazonense de Estudos Literários. A partir da edição de nº 4 passou a ser on-line e, em seguida, a formação do Programa vinculou-se como o periódico institucional, redesenhando sua proposta sob uma perspectiva inter e transdisciplinar.

    Texto: Renata Brito/Ascom UEA

    Saiba mais sobre Revista ContraCorrente do PPGICH/UEA sobe de categoria em peso científico
  • Chamada de Trabalhos / Call for papers para a Edição de nº 19 (2022.2)

    2022-08-26

    É com satisfação que o Conselho Editorial da Contracorrente: Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, vinculada à Universidade do Estado do Amazonas (UEA) abre chamada para o recebimento de trabalhos que comporão o dossiês de n. 19 a ser publicado no ano de 2023.

    Edição de n. 19 (2022.2): A diversidade do mundo: pesquisas interseccionais e reoteiros de reconstrução das Ciências Humanas.

    Organizadores: Prof. Dr. João Miguel Teixeira Lopes (UPORTO), Profa. Dra. Gimima Beatriz Melo da Silva (PPGICH-UEA) e Prof. M.e Rafael Amoêdo (Uninorte/Ser Educacional)

    Período de submissão:  De 25 de agosto a 05 de outubro e 2022. (Previsão de publicação no primeiro trimestre de 2023).

    Para maiores informações, acesse a chamada completa.

    Saiba mais sobre Chamada de Trabalhos / Call for papers para a Edição de nº 19 (2022.2)
  • Chamada de Trabalhos / Call for papers para a Edição de nº 18 (2022.1)

    2021-12-17

    É com satisfação que o Conselho Editorial da Contracorrente: Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, vinculada à Universidade do Estado do Amazonas (UEA) abre chamada para o recebimento de trabalhos que comporão o dossiês de n. 18 a ser publicado no ano de 2022.

    Edição de n. 18 (2022.1): Conhecimentos Tradicionais, Territorialidades e Governança socioambiental na Amazônia.

    Organizadores: Profa. Dra. Ana Claudeíse Silva do Nascimento (Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá), Profa. Dra. Marilia de Jesus Silva e Sousa (PPGICH- UEA Universidade do Estado do Amazonas) e Prof. Dr. José Guilherme dos Santos Fernandes (COLINS/PPGEAA/ UFPA- Universidade Federal do Pará).

    Período de submissão:  De 15 de janeiro a 20 de abril de 2022. (Previsão de publicação no terceiro trimestre de 2022).

    Para maiores informações, acesse a chamada completa.

    Saiba mais sobre Chamada de Trabalhos / Call for papers para a Edição de nº 18 (2022.1)
  • Publicada a Edição de nº 16 (2021.1)

    2021-12-16

    A ContraCorrente: Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH-UEA) informa que já está disponível a edição de nº 16 com o tema: O trabalho com gêneros textuais/discursivos no ambiente de ensino: caminhos que apontam para a interação e o desenvolvimento humano, organizada pelas professoras Dra. Neiva Maria Machado Soares (PPGICH-UEA),  Dra. Cleide Wittke (UFPel) e Millena Moretto (USF).

    A edição reúne nove trabalhos com artigos de importantes pesquisadores de vários centros do país. 

    Os editores e organizadores celebram mais uma edição e um fim de ano de grandes produções a todos.

    Saiba mais sobre Publicada a Edição de nº 16 (2021.1)
  • Publicada Edição de n. 14 (2020.1) da Contracorrente

    2020-11-25

    A ContraCorrente: Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH-UEA) informa que já está disponível a edição de nº 14 com o tema: Amazônia: sustentabilidade, discurso, identidade e cultura, organizada pelo Prof. Dr. Ernesto Renan Freitas Pinto (PPGICH-UEA) e pela Profa. Dra. Susy Rodrigues Simonetti (PPGICH-UEA).

    A edição reúne nove trabalhos com artigos de importantes pesquisadores de vários centros do país. 

    Os editores e organizadores celebram mais uma edição e um fim de ano de grandes produções a todos.

    Saiba mais sobre Publicada Edição de n. 14 (2020.1) da Contracorrente
  • Publicada Edição nº 10 (2019.2) da ContraCorrente

    2020-01-06

    A ContraCorrente: Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH-UEA) informa que já está disponível a edição de nº 10 com o tema: Processos de territorialização, organização político-cultural e dinâmicas dos povos indígenas na Pan-Amazônia- aspectos históricos e antropológicos do passado-presente, organizada por Profa. Dra. Jocilene Gomes da Cruz (UEA-PPGICH/ NEICAM) e Prof. Dr. Rafael Ale Rocha (UFAM e UEA-PPGICH).

    A edição reúne nove trabalhos no escopo temático da Revista e contempla uma grata entrevista concedida pelo Prof. Dr. Ernesto Renan Freitas Pinto, importante pesquisador que tem se dedicado em estudar a Amazônia nos mais diversos olhares.

    Os editores e organizadores celebram mais uma edição e desejam um 2020 de grandes produções a todos.

    Saiba mais sobre Publicada Edição nº 10 (2019.2) da ContraCorrente