Comunicação intercultural mediada por cantigas infantis em língua espanhola

  • Marlene Gomes SEMED Manaus

Resumo

Resumo 


O texto relata o processo de produção de uma oficina de formação voltada a acadêmicos que atuam como bolsistas no Programa de Assistência à Docência (PAD), do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Experiências Transdisciplinares em Educação (LEPETE), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Tem por objetivo socializar o percurso gerador da experiência formativa que se desdobrou em processos educativos com crianças brasileiras e venezuelanas, bem como em publicações acadêmicas dos bolsistas envolvidos. Contribuíram com o trabalho VASCONCELOS e NASCIMENTO (2021), na elucidação a respeito do fenômeno migratório e situação de refúgio de famílias venezuelanas na cidade de Manaus (AM), bem como SÁNCHEZ (2020), com estudos sobre migração venezuelana na perspectiva da educação e da escola. Metodologicamente, apoiamo-nos na pesquisação, tendo como instrumentos a conversa, o registro etnográfico, a produção de recursos didáticos, bem como a intervenção pedagógica em duplo momento: o da oficina com os bolsistas e a atuação destes em sala de aula. O trabalho está organizado de modo a apresentar, primeiro, o delineamento da necessidade de formação em língua espanhola para os Assistentes de Docência, depois, concepção e estruturação da oficina, seguido da narração de como se deu o processo e, por último, as considerações.


 


 


 

Publicado
2024-09-11
Como Citar
GOMES, Marlene. Comunicação intercultural mediada por cantigas infantis em língua espanhola. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 5, set. 2024. ISSN 2596-013X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3754>. Acesso em: 11 out. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v0i5.3754.
Seção
Relatos de experiência