Comunicação intercultural mediada por cantigas infantis em língua espanhola
Resumo
Resumo
O texto relata o processo de produção de uma oficina de formação voltada a acadêmicos que atuam como bolsistas no Programa de Assistência à Docência (PAD), do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Experiências Transdisciplinares em Educação (LEPETE), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Tem por objetivo socializar o percurso gerador da experiência formativa que se desdobrou em processos educativos com crianças brasileiras e venezuelanas, bem como em publicações acadêmicas dos bolsistas envolvidos. Contribuíram com o trabalho VASCONCELOS e NASCIMENTO (2021), na elucidação a respeito do fenômeno migratório e situação de refúgio de famílias venezuelanas na cidade de Manaus (AM), bem como SÁNCHEZ (2020), com estudos sobre migração venezuelana na perspectiva da educação e da escola. Metodologicamente, apoiamo-nos na pesquisação, tendo como instrumentos a conversa, o registro etnográfico, a produção de recursos didáticos, bem como a intervenção pedagógica em duplo momento: o da oficina com os bolsistas e a atuação destes em sala de aula. O trabalho está organizado de modo a apresentar, primeiro, o delineamento da necessidade de formação em língua espanhola para os Assistentes de Docência, depois, concepção e estruturação da oficina, seguido da narração de como se deu o processo e, por último, as considerações.