O PROCESSO DA LEITURA E DA ESCRITA ATRAVÉS DA LUDICIDADE COM BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS ANTIGAS

  • Rita Keila de Souza Parente
  • Alberto Noronha Ramos
  • Jediã Ferreira Lima

Abstract

Este texto é um relato de experiência sobre o Projeto de Aprendizagem intitulado “O Processo da
leitura e da escrita através da ludicidade com brinquedos e brincadeiras antigas”. Este tema foi proposto para mostrar a importância de atividades lúdicas no contexto da sala de aula, tornando a aprendizagem mais significativa e prazerosa. O Projeto de Aprendizagem foi realizado com uma turma do 1º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Arte e Cultura, em 15 aulas, no 1º semestre de 2023. O objetivo do projeto foi desenvolver o processo de alfabetização e letramento de forma lúdica por meio de brinquedos diversos e brincadeiras antigas. Enriqueceram esse estudo os autores Wanzeler, Belém, Morin, dentre outros. Como resultado, percebi meus alunos mais estimulados para aprender, envolvidos com as atividades, interessados pelas histórias dos pais e avós, e estes mais integrados com as atividades escolares das crianças. Trabalhar com projetos nos permite ouvir nossos alunos, importarmonos com eles, conseguindo, dessa forma, selecionarmos e assuntos que, de fato, devem ser trabalhados em sala de aula.

Published
2024-05-02
How to Cite
PARENTE, Rita Keila de Souza; RAMOS, Alberto Noronha; LIMA, Jediã Ferreira. O PROCESSO DA LEITURA E DA ESCRITA ATRAVÉS DA LUDICIDADE COM BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS ANTIGAS. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 4, p. 101 - 102, may 2024. ISSN 2596-013X. Available at: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3523>. Date accessed: 19 may 2024. doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v0i4.3523.

Most read articles by the same author(s)