LENDO E ESCREVENDO: SABOREANDO-SE DE CONHECIMENTOS

  • Gleyciana de Almeida Pinheiro
  • Jediã Ferreira Lima
  • Alberto Noronha Ramos

Abstract

O trabalho narra uma vivência do Projeto de Aprendizagem como uma metodologia ativa, desenvolvido em uma turma de estudantes em contexto de processo de alfabetização e letramento em uma escola pública na cidade de Manaus. A importância deste relato parte da reflexão sobre a Pedagogia de Projetos. O Projeto de Aprendizagem se desenvolveu partindo do princípio de que a leitura e a escrita são necessárias em qualquer aspecto no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem, e o projeto “As frutas do meu quintal”, do livro da autora Ana Peixoto, foi pensado com o intuito de amenizar as dificuldades encontradas na sala de aula, mostrando, aos discentes, diferentes possibilidades de aprendizagem. Trata-se de um relato pessoal embasado a partir da metodologia do Projeto de Aprendizagem e de leituras sobre alfabetização e letramento. O relato descreve o quanto a experiência foi importante e agregadora à formação docente e no desenvolvimento dos alunos.

Published
2024-05-02
How to Cite
PINHEIRO, Gleyciana de Almeida; LIMA, Jediã Ferreira; RAMOS, Alberto Noronha. LENDO E ESCREVENDO: SABOREANDO-SE DE CONHECIMENTOS. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 4, p. 100, may 2024. ISSN 2596-013X. Available at: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3522>. Date accessed: 19 may 2024. doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v0i4.3522.

Most read articles by the same author(s)