Abordagem interdicisplinar: o ensino de história no processo de alfabetização e letramento

  • Elisson Márcio Moura Silva
  • Maria Quitéria Afonso Menezes
  • Rudervania da Silva Lima Aranha

Resumo

Este trabalho trata-se de um relato de experiência que foi desenvolvido na Escola Municipal Professora Lígia Mesquita Fialho, com a turma do 2º ano do ensino fundamental anos iniciais, localizada na zona Urbana da cidade de Manaus, cujo objetivo é introduzir as crianças na história da escrita, desde seus primeiros registros até as formas contemporâneas de comunicação escrita. Nesse sentido, ao adotar uma abordagem interdisciplinar, enfatiza-se a importância de explorar diferentes contextos de uso da linguagem, como textos informativos, literários, científicos, entre outros, para que os estudantes desenvolvam habilidades de leitura e escrita de forma contextualizada e autêntica. Para isso, buscou-se proporcionar, experiências práticas e significativas, em que possam aplicar os conhecimentos adquiridos em situações reais e relacionadas ao seu cotidiano. Portanto, a interdisciplinaridade no ensino de História no processo de alfabetização e letramento transcende as fronteiras convencionais do conhecimento, promovendo uma aprendizagem profunda e significativa.

Publicado
2023-11-16
Como Citar
SILVA, Elisson Márcio Moura; MENEZES, Maria Quitéria Afonso; ARANHA, Rudervania da Silva Lima. Abordagem interdicisplinar: o ensino de história no processo de alfabetização e letramento. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 4, nov. 2023. ISSN 2596-013X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3205>. Acesso em: 27 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v0i4.3205.

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