O uso de jogos e atividades lúdicas como recurso didático para o ensino-aprendizagem

  • Debora Alves Duarte
  • Rudervania da Silva Lima Aranha

Resumo

A interação com jogos e atividades lúdicas que envolvem desafios cognitivos oferece, aos discentes, a oportunidade de construírem conhecimento de forma ativa, promovendo o desenvolvimento de suas estruturas mentais e o raciocínio lógico. O artigo apresenta o emprego dessas abordagens lúdicas como recurso didático nas disciplinas de português, matemática, ciências e geografia, proporcionando um olhar interdisciplinar e abrangente para a formação educacional dos estudantes. A pesquisa enfatiza a importância do educador em mediar o conhecimento e criar um ambiente educacional estimulante e agradável e sair da estrutura convencional atual – pedagogia tradicional – desenvolvendo atividades que permitam o envolvimento ativo dos estudantes na construção do conhecimento dentro da sala de aula. Assim, ao adotar uma abordagem interdisciplinar, destaca-se a importância de se trabalhar jogos e atividades lúdicas como estratégia pedagógica eficaz para tornar o aprendizado mais significativo e prazeroso, pois, ao participarem de atividades divertidas e desafiadoras, os estudantes demonstram maior motivação para se envolverem ativamente no processo educacional.

Publicado
2023-11-16
Como Citar
DUARTE, Debora Alves; ARANHA, Rudervania da Silva Lima. O uso de jogos e atividades lúdicas como recurso didático para o ensino-aprendizagem. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 4, nov. 2023. ISSN 2596-013X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3204>. Acesso em: 27 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v0i4.3204.