ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS DE CAMPO DO MUNICÍPIO DE IRANDUBA-AM

THE TEACHING OF GEOGRAPHY IN COUNTRYSIDE SCHOOLS IN THE MUNICIPALITY OF IRANDUBA-AM

Resumo

A temática abordada neste estudo considera a importância do ensino de Geografia a partir da realidade de escolas do campo de Iranduba, estado do Amazonas. Como objetivos do estudo, buscou-se identificar qual é a compreensão que os professores possuem da Geografia na Educação do Campo e apontar se os professores utilizam as metodologias ativas em suas aulas nas escolas do campo. Para responder a esses objetivos, foi realizada uma pesquisa com professores de oito escolas do campo do município de Iranduba–AM. A metodologia selecionada possui uma abordagem qualitativa, com levantamento bibliográfico e coleta de dados nos trabalhos de campo. Verificou-se que a formação generalista dos professores, a falta de recursos e de conhecimentos a respeito das metodologias ativas, impedem que as aulas sejam trabalhadas de modo dinâmico, eficaz e estimulante.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Profa. Adjunta do curso de Geografia, da Escola Normal Superior, da Universidade do Estado do Amazonas, e-mail mvieira@uea.edu.br

##submission.authorWithAffiliation##

Profa. Adjunta do curso de Geografia, da Escola Normal Superior, da Universidade do Estado do Amazonas, e-mail dmsantos@uea.edu.br

##submission.authorWithAffiliation##

Profa. Adjunta do curso de Geografia, da Escola Normal Superior, da Universidade do Estado do Amazonas, e-mail fconceicao@uea.edu.br

Publicado
2025-01-01
Como Citar
MAFRA, Marcela Vieira Pereira; SANTOS, Danielle Mariam Araújo dos; CONCEIÇÃO, Francilene Sales da. ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS DE CAMPO DO MUNICÍPIO DE IRANDUBA-AM. Revista Geopolítica Transfronteiriça, [S.l.], v. 9, n. 1, p. 01-17, jan. 2025. ISSN 2527-2349. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/revistageotransfronteirica/article/view/4155>. Acesso em: 25 mar. 2025.