O CAMPO-TERRITÓRIO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NA AMAZÔNIA RIBEIRINHA
THE FIELD-TERRITORY OF RURAL EDUCATION IN THE AMAZON RIVERSIDE
Resumo
A Educação do Campo é movimento político-pedagógico de lutas sociais e re-existências territoriais, sendo que a Educação do Campo na Amazônia Ribeirinha é uma temática relevante e necessária a ser discutida no contexto da geografia agrária. Este artigo objetiva analisar o território da Educação do Campo na Amazônia, comunidade ribeirinha localizada no município de Iranduba, estado do Amazonas, Amazônia Ocidental, considerando as estratégias de lutas, resistências e os desafios didático-pedagógicos para as escolas do campo. O método utilizado é o materialismo histórico-dialético, o estudo possui uma abordagem qualitativa de caráter explicativo, e os procedimentos metodológicos se fundamentam na pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. Portanto, nas Escolas do Campo Ribeirinhas na Amazônia se constata a necessidade de melhorias na estrutura física, utilização de materiais didático-pedagógicos adequados, usos de métodos e metodologias que contemplam o processo de luta no campo-território e valorize o modo de vida do campesinato. Ao pensar em uma proposta curricular para o campesinato ribeirinho da Amazônia, investir na formação de professoras(es) e possibilitar políticas públicas sociais e territoriais, contribui para reprodução social das territorialidades dos povos amazônicos das terras, águas e florestas.
