NAS TRILHAS DA GEOGRAFIA: A VIABILIDADE DAS NOVAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA ESCOLAS DO CAMPO E INDÍGENA NO MUNICÍPIO DE IRANDUBA-AM
ON THE TRAILS OF GEOGRAPHY: THE VIABILITY OF NEW ACTIVE METHODOLOGIES FOR RURAL AND INDIGENOUS SCHOOLS IN THE MUNICIPALITY OF IRANDUBA-AM
Resumo
As metodologias ativas representam um conjunto de práticas didático-pedagógicas que colocam o(a) estudante no centro do processo de aprendizagem e construção do próprio conhecimento. O objetivo desta pesquisa foi analisar o contexto das escolas do campo ribeirinhas e indígenas do município de Iranduba-AM e a viabilidade de estratégias didático-pedagógicas para a aplicação de metodologias ativas no Ensino de Geografia do Ensino Fundamental. A metodologia adotada para esta pesquisa combinou abordagem qualitativa de cunho descritivo-exploratória e participativa. Um dos principais desafios é a ausência de recursos e infraestruturas adequadas; estratégias de ensino para ao trabalhar a diversidade cultural e a especificidade dos conhecimentos locais; falta de formação adequada para os(as) professores(as); considerar as relações simbólico-identitárias que qualificam as territorialidades dos povos do campo e indígenas; estímulos aos(as) docentes na familiarização as práticas de vida e trabalho em comunidade. Ao considerar a elaboração de materiais didáticos, prioriza-se abordagens que atendam às necessidades de forma acessível e prática. A elaboração de materiais deve focar na compreensão do conteúdo e na sua implementação e reutilização, utilizando recursos acessíveis, comuns e encontrados em alguns casos no próprio lugar. Este estudo reafirma a importância de adaptar as metodologias ativas no contexto específico das escolas ribeirinhas e indígenas, promovendo uma educação mais inclusiva e representativa.