COMUNIDADE NA ESCOLA E ESCOLA NA COMUNIDADE: UMA ABORDAGEM DESCOLONIAL NA ESCOLA DO CAMPO RIBEIRINHA NA AMAZÔNIA
COMMUNITY IN THE SCHOOL AND SCHOOL IN THE COMMUNITY: A DECOLONIAL APPROACH IN A RIVERSIDE RURAL SCHOOL IN THE AMAZON
Resumo
O presente artigo analisa como o Ensino de Geografia é trabalhado nas Escolas do Campo em comunidades ribeirinhas da Amazônia, destacando a importância do uso de metodologias ativas na formação docente sob uma perspectiva descolonial. O método utilizado é o dialético e a metodologia aplicada possui uma abordagem qualitativa. O estudo busca compreender os fenômenos sociais, culturais e científicos que permeiam as práticas educacionais nessas comunidades, especialmente no contexto da Educação do Campo. Nessa linha de raciocínio, evidencia-se a necessidade de uma análise crítica das narrativas hegemônicas que influenciam tais práticas, visando uma educação mais inclusiva e contextualizada. Sendo assim, o papel docente é uma peça central nesse processo, exigindo uma reflexão sobre sua formação e suas estratégias pedagógicas. O artigo argumenta sobre a importância metodologias ativas para serem adaptadas à realidade dos(as) alunos(as) ribeirinhos(as) e fundamentadas em uma perspectiva descolonial. A partir disso, torna-se imprescindível promover o desenvolvimento do pensamento espacial e crítico dos estudantes, fortalecendo sua compreensão das territorialidades e espacialidades dos povos das comunidades ribeirinhas e sua capacidade de análise crítica da realidade.
Palavras Chaves: Educação do Campo; Comunidade Ribeirinha; Geografia Descolonial; Metodologias Ativas.
