DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA SEGURANÇA PÚBLICA NA FRONTEIRA NORTE BRASILEIRA

CHALLENGES AND PROSPECTS OF PUBLIC SECURITY ON BRAZIL'S NORTHERN BORDER

  • Arnaldo Costa Gama Universidade Federal do Amazonas
  • Maria Edilene Pena Barboza Universidade Federal do Amazonas-UFAM
  • Cláudio Roberto de Jesus Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

A segurança pública nas fronteiras do Estado do Amazonas apresenta uma série de desafios e perspectivas que chamam atenção das autoridades e colocam em risco a soberania nacional e o bem-estar das comunidades locais. Nas fronteiras com o Peru, Colômbia, Venezuela e Bolívia, o contrabando de armas, munições e combustíveis, juntamente com os crimes transnacionais são atividades frequentes que alimentam o crime organizado, fortalecendo os grupos criminosos que se aproveitam da ausência de fiscalização e impõe dinâmicas próprias. Além disso, a exploração ilegal de recursos naturais, como madeira, pedras preciosas e minerais, ameaça a sustentabilidade ambiental da região. O refúgio de criminosos nessas áreas remotas dificulta a aplicação da lei e permite a proliferação de atividades ilícitas, assim como a imigração clandestina e a pistolagem são fenômenos que ampliam ainda mais os desafios de segurança nessas regiões e o desenvolvimento sustentável nas fronteiras do Amazonas.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Graduando em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

##submission.authorWithAffiliation##

Docente da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

##submission.authorWithAffiliation##

[1]Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Publicado
2024-07-07
Como Citar
GAMA, Arnaldo Costa; PENA BARBOZA, Maria Edilene; ROBERTO DE JESUS, Cláudio. DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA SEGURANÇA PÚBLICA NA FRONTEIRA NORTE BRASILEIRA. Revista Geopolítica Transfronteiriça, [S.l.], v. 8, n. 4, p. 01 - 15, jul. 2024. ISSN 2527-2349. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/revistageotransfronteirica/article/view/3588>. Acesso em: 25 ago. 2024.