Variação no uso da partícula apassivadora “se” e a intenção linguística na educação: estudo em uma escola pública de Abaetetuba/Pará

Variation in the use of the Passive Particle “se” and linguistic intention in education: a study in a public school in Abaetetuba/Pará

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o uso da partícula apassivadora “se” como sujeito da oração por alunos de uma escola pública em Abaetetuba/Pará, buscando entender possíveis variações nesse uso. Os objetivos específicos são: a) Discutir sobre a partícula apassivadora no âmbito da Sociolinguística Variacionista em contraponto ao que está presente na tradição gramatical e b) Apresentar os procedimentos metodológicos utilizados nesta pesquisa, assim como a análise dos dados obtidos. Logo, esta análise fundamenta-se no âmbito da Sociolinguística à luz de Bortoni-Ricardo; Bagno (2015) sobre a Partícula Apassivadora “se”; entre outros autores. Como resultado, a concordância do verbo com “se” foi crucial para observar uma variante comum entre falantes brasileiros, como indicado por Bagno (2015) e, logo, os alunos mantiveram o verbo no singular para preservar o sentido das orações.

Biografia do Autor

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Graduanda em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará, com início no ano de 2019, no campus de Abaetetuba. Foi bolsista/monitora PROBAC, pela DAc - Divisão de Acessibilidade, no período de 2019 a 2021 e, no ano de 2021 a 2023, foi bolsista PROAD pela biblioteca, ambas as bolsas executadas no Campus universitário de Abaetetuba. Possuo pesquisas na área de inclusão e acessibilidade de pessoas Surdas, ou com deficiência auditiva nas universidades e da importância que as licenciaturas tenham a Libras como disciplina indispensável na grade curricular e, também, pesquisas sobre a Sociolinguística e Variacionista e Educacional, em que apresento a opção do falante por uma variante específica da língua e como essas variações devem ser incorporadas no ensino em paralelo à norma padrão. Por fim, participo do grupo de pesquisa GEHLPA - Grupo de Estudo em História do Livro Didático da Amazônia, coordenado pela Dra. Raimunda Dias Duarte e desenvolvo pesquisas sobre a história do livro didático da Amazônia, especificamente a análise da "Grammatica Portugueza" de Julio Cezar, autor paraense.

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Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com estágio doutoral (doutorado sanduíche) na Universidade de Santiago de Compostela (USC), Mestre em Estudos Linguísticos (UFPA) e Licenciado em Letras - Língua Portuguesa (UFPA). Foi Pesquisador Visitante no Instituto da Língua Galega (ILG), na Universidade de Santiago de Compostela (USC/Espanha) entre 2014 e 2015. Foi Coordenador do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (Faculdade de Etnodiversidade, Campus Altamira). Atualmente é docente da Faculdade de Ciências da Linguagem (FACL), Campus Universitário de Abaetetuba e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL/UFPA, Campus de Cametá). http://lattes.cnpq.br/2696005070967074 , https://orcid.org/0000-0002-7129-1322

Referências

BAGNO, Marcos. A língua da Eulália: novela sociolinguística. 17. ed., 4ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2015.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística em sala de aula. São Paulo: Parábola Editora, 2004.
CARDOSO, Caroline Rodrigues; COBUCCI, Paula. Concordância de número no português brasileiro. In: Bortoni-Ricardo, Stella Maris (org.). Por que a escola não ensina gramática assim? São Paulo: Parábola, 2014.
COELHO, Izete Lehmkuhl et al. Sociolinguística. Florianópolis: LLV/CCE/UFSC, 2010.
LABOV, William. Padrões Sociolinguísticos. São Paulo: Parábola, 2008.
LIMA, Carlos Henrique da Rocha. Gramática Normativa do Português do Brasil (PB). 58. ed. rev. e ampl. segundo o novo acordo ortográfico. Rio de Janeiro: José Olympio, 2021
Publicado
2025-03-07
Como Citar
GOMES, Gabriela de Nazaré Rodrigues; PIRES DIAS, Marcelo. Variação no uso da partícula apassivadora “se” e a intenção linguística na educação: estudo em uma escola pública de Abaetetuba/Pará. Revista Fios de Letras, [S.l.], v. 2, n. 04, p. e042501, mar. 2025. ISSN 2966-0130. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/fiosdeletras/article/view/4165>. Acesso em: 09 jul. 2025. doi: https://doi.org/10.59666/fiosdeletras.v2i04.4165.