Notícias

Chamada para publicação Revista Fios de Letras Vol. 01, Nº 02 (Mai-Ago/2024): "Camões, 500 anos depois"

2024-04-12

Revista Fios de Letras Vol. 01, Nº 02 (Mai-Ago/2024): dossiê especial: Camões, 500 anos depois

 

Considerado por Cervantes o "cantor da civilização ocidental" e “vale[ndo] [por] uma literatura inteira”, Camões agiganta-se nas letras portuguesas, em particular e nas lusófonas, em geral.

Referência identitária da comunidade portuguesa, em cujo imaginário o seu mito se entrelaça na morte (Almeida Garrett, Domingos Sequeira) numa fusão simbólica que culmina com o estabelecimento de 10 de Junho como "Dia de Festa Nacional e de Grande Gala" em 1880, no tricentenário do seu falecimento, embebido com a festividade do Anjo Custódio três décadas antes. Foi visto como voz da Ibéria e, por extensão, da Europa aspirando ao além de si. E informa, indelevelmente, as literaturas de uma lusofonia cuja geografia percorreu parcialmente, chegando a informar alguns gestos de fundação de novas identidades nacionais lusófonas.

Mais do que expressão de uma época e de uma comunidade, a sua obra pode ser a cápsula do tempo por onde as Artes, as Letras e as Ciências podem ser perscrutadas no enlace do velho mundo cartografado pela antiga épica com a aurora da modernidade e na transformação das e(s)téticas e dos saberes.

Sobre a sua vida, poucas certezas há e, no entanto, das brumas da lenda e do mito, Camões agiganta-se na representação do Homem entre vida e morte, amor e sofrimento, euforia e disforia, ideal e miséria, guerra e paz, “numa mão, a espada e, noutra, a pena”. Vate de um mundo em transformação, é um Autor global de um mundo globalizado.

É essa sua dimensão imensa nas Letras e nas Artes de ontem e de hoje, que, cinco séculos volvidos sobre o seu nascimento, nos sentimos desafiados a perscrutar. O que faz dele um nosso ‘clássico’, (re)lido e representado, referência cultural central nos programas académicos? Quem e o que contribuiu para a sua mitificação? Como se refracta nas Artes e nas Letras, influenciando-as ou sendo por elas convocado, entre alusão, citação ou figuração? Na contemporaneidade, que obras o revisitam na sua tessitura paródica (Linda Hutheon) e como o fazem? Estes e outros temas convidam à participação neste número especial da Revista Fios de Letras, associado, quer ao X CILB (Colóquio Internacional Luso-Brasileiro) “Artes & Letras em diálogo global: Camões, ontem e hoje!” (25-29/Novembro/2024), onde será apresentado, mas também à vasta e multímoda programação da Exposição Universal da Matriz Portuguesa – Camões 500 Anos (2024-2025).

Além de textos para o Dossiê, aceita-se a submissão de artigos e ensaios que integrarão a seção Temas Livres, sendo bem-vindos resultados de pesquisas no âmbito das letras: linguística e literatura.

Sem deixar de mencionar a seção Vária, que recebe manuscritos em formato de artigos, resultados de: Iniciação Científica, Trabalho de Conclusão de Curso, Estágio Supervisionado, PIBID, Projetos de Extensão, desde que sejam orientados por docente com no mínimo especialização.

Em todos os casos, os(as) autores(as) devem estar atentos às condições para submissão e seguir as Diretrizes e normas da revista. Basta clicar aqui

Organização:

Profa. Dra. Annabela Rita (Universidade de Lisboa - Portugal).

Profa. Dra. Isabel Ponce de Leão (Universidade Fernando Pessoa - Portugal).

Prof. Me. Kenedi Santos Azevedo (UFRJ/ UEA - Brasil).

O recebimento e a publicação dos artigos ocorrem na modalidade fluxo contínuo, sendo seus números fechados em Abril, Agosto e Dezembro de cada ano.

Prazo para submissão: os trabalhos devem ser submetidos no site da Revista, para este número, a partir de 01 de maio até o dia 15 de agosto de 2024.

Saiba mais sobre Chamada para publicação Revista Fios de Letras Vol. 01, Nº 02 (Mai-Ago/2024): "Camões, 500 anos depois"

Edição atual

v. 1 n. 01 (2024): Revista Fios de Letras

DOI: https://doi.org/10.59666/fiosdeletras.v1i01

Obs.: Os artigos deste número serão inseridos na medida em que forem sendo avaliados e aceitos para publicação, em fluxo contínuo, no período que vai de janeiro a abril.

Publicado: 2024-03-24

Dossiê Temático

Ver Todas as Edições