A Revista Fios de Letras tem como missão a divulgação nacional e internacional de artigos, ensaios, resenhas, originais e inéditos, de pesquisadores, docentes e discentes dos programas de pós-graduação da área de Linguística e Letras e suas subáreas. Publica também trabalhos de discentes de graduação, principalmente aqueles que tratem dos estudos dos fenômenos linguísticos e literários, orientados por docentes vinculados às instituições de ensino superior brasileiras e estrangeiras.

Sendo assim, a criação da Revista Fios de Letras colaborará com o crescimento e expansão da propagação do conhecimento científico da grande área de Linguística e Letras e suas respectivas subáreas: Linguística, Análise do Discurso, Língua Portuguesa, Teoria da Literatura, Crítica Literária, Letras Clássicas, Letras Neolatinas.

A Revista Fios de Letras é um periódico quadrimestral que recebe a submissão de trabalhos em fluxo contínuo, sendo seus números temáticos publicados nos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. Publica-se no mínimo 10 textos por número, incluindo os dossiês, a seção temas livres e a seção varia.

Justificativa:

 A carência de meios de publicação científica na área de Letras na região norte, mas principalmente no estado do Amazonas, gerou o desejo de criar esse periódico, especialmente quando se pensa na ampliação de divulgação dos trabalhos de docentes e discentes dos Programas de Pós-graduação brasileiros. Soma-se a isso, o interesse na apresentação de resultados parciais e finais de pesquisas de docentes que orientam Projetos de Extensão, Iniciação Científica, Estágio Supervisionado e Trabalhos de Conclusão de Curso. Vale ressaltar que a prioridade na publicação de artigos na área, não se restringe à região, muito pelo contrário, se expande a pesquisadores de todo o país e de países do mundo todo interessados na temática deste periódico.

Sendo assim, a criação da Revista Fios de Letras colaborará com o crescimento e expansão da propagação do conhecimento científico da grande área de Linguística e Letras e suas respectivas subáreas: Linguística, Análise do Discurso, Língua Portuguesa, Teoria da Literatura, Crítica Literária, Letras Clássicas, Letras Neolatinas. Além da valorização que será dada aos projetos desenvolvidos pelos alunos de graduação e pós-graduação no âmbito da universidade, revelando futuros pesquisadores de fenômenos da língua portuguesa e dos fenômenos literários. Sem deixar de abrir possiblidade para submissão de textos de autores vinculados às instituições de ensino superior estrangeiras, angariando com isso, a comunicação interinstitucional e internacional dos pesquisadores.

 Foco e Escopo:

A Revista Fios de Letras tem como missão a divulgação nacional e internacional de artigos, ensaios, resenhas, originais e inéditos, de pesquisadores, docentes e discentes dos programas de pós-graduação da área de Linguística e Letras e suas subáreas. Publica também trabalhos de discentes de graduação, principalmente aqueles que tratem dos estudos dos fenômenos linguísticos e literários, orientados por docentes vinculados às instituições de ensino superior brasileiras e estrangeiras.

Periodicidade:

 A Revista Fios de Letras é um periódico quadrimestral que recebe a submissão de trabalhos em fluxo contínuo, sendo seus números temáticos publicados nos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. Publica-se no mínimo 10 textos por número, incluindo os dossiês, a seção temas livres e a seção varia.

Percentual de heterogenia:

A Revista Fios de Letras destina 20% de seu espaço para publicação de autores oriundos da UEA e os outros 80% advindos de outras instituições de ensino superior nacional e internacional.

Definição do(s) idioma(s):

Serão aceitos textos escritos em português, inglês e espanhol.

Cobertura Temática:

Estudos linguísticos, Estudos Discursivos, Estudos Clássicos, Estudos literários das literaturas de língua oficial portuguesa, Estudo das Literaturas Neolatinas. Relação da área de Letras com as áreas da educação e das ciências humanas.

Público-Alvo:

Comunidade científica e sociedade interessada nos estudos linguísticos e literários.

Gêneros textuais aceitos pela Revista Fios de Letras:

Artigos científicos originais e de revisão da literatura, Ensaios, Resenhas e Entrevistas

Política de Acesso:

A Revista Fios de Letras oferece à comunidade acesso aberto (open acess) e imediato a todo conteúdo publicado, democratizando com isso o conhecimento na esfera global. Aceita, na seção temas livres, a submissão de manuscritos advindos de repositórios de Preprints, porque entende a importância da ciência aberta no meio científico.

Política de Custo:

Esta revista será financiada exclusivamente por recursos públicos, não havendo qualquer tipo de custo para os autores. Também não existem custos para a submissão de manuscritos à Revista Fios de Letras muito menos para leitura de seu conteúdo.

Política de Direitos Autorais:

Os autores são os únicos responsáveis pelo conteúdo dos textos, detendo os direitos sobre os artigos, desde que se faça a devida referência à primeira publicação, incluindo o DOI do trabalho publicado. A revista não restringe o gerenciamento dos copyrights por parte dos autores.

Política de Privacidade:

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Licença:

Todos os artigos da Revista Fios de Letras obedecerão a licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).

Declaração de Ética no Processo de Publicação:

Os manuscritos submetidos à Revista Fios de Letras serão postos a uma verificação minuciosa da originalidade no software Plagius: Detector de Plágio e de Inteligência Artificial (ChatGPT) antes de serem alvo de revisão pelos pares. Em caso de trabalhos resultados de pesquisas com seres humanos é impreterível anexar, ao submeter o manuscrito ao periódico, o parecer de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos da Instituição vinculada.

Política de Avaliação por Pares:

Os textos encaminhados para a Revista Fios de Letras em número temático (Dossiê) terão a avaliação a duplo-cego por dois profissionais colaboradores (double blind peer review). Por seu turno, para a seção “Temas Livres” serão bem-vindos artigos e ensaios que estejam no processo de preprints em servidores destinados para esse fim, adotando a revista, nesse caso, a avaliação às cegas, em que somente o parecerista sabe a identidade do autor. Continua recebendo textos que não sejam preprints, mas estes irão passar por avaliação duplo-cego, assim como os textos dos dossiês. E na seção “Varia”, as avaliações serão realizadas pelos editores da revista. As chamadas para publicação ficam organizadas de acordo com as seções de cada número.

Política de seção:

Dossiês: As chamadas girarão em torno de um dossiê organizado por especialistas e abrirá possibilidade de publicação de artigos de pesquisadores com mestrado, doutorado e discentes vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu nacional e internacional. Haverá a publicação de três números no ano, sendo o primeiro específico da área de Linguística (Abril), o segundo específico dos Estudos Literários (Agosto) e o terceiro de Temas Diversos (Dezembro). Sendo adotada a avaliação duplo-cego (double blind peer review), em que autor e pareceristas não saberão a identidade um do outro, garantindo com isso, a lisura do processo e o julgamento isento, levando sempre em consideração o mérito científico do trabalho submetido. Todos devem seguir as diretrizes para os autores.

Temas Livres: Os artigos e ensaios publicados nessa seção serão submetidos como Preprints, sendo avaliados de modo aberto em repositórios destinados a esse serviço. Adota-se, portanto, a avaliação duplo-cega, em que o autor não tem conhecimento da identidade do avaliador. No ato de submissão, o autor deve informar os dados virtuais do manuscrito no servidor, link, DOI, etc. Nessa seção serão aceitos também artigos que não sejam preprints, sendo adotada a avaliação duplo-cego. Podem assinar esses trabalhos, mestrandos, doutorandos, mestres e doutores, vinculados ou não a uma instituição de ensino superior nacional e internacional. Os textos dessa seção têm estreita relação com as áreas de linguística e literatura além de temas da educação e outras humanidades, mas com diálogo com a área de Letras. Todos devem seguir as diretrizes para os autores.

A Revista Fios de Letras aceita principalmente preprints oriundo do Scielo Preprints. Maiores informações sobre o processo de avaliação aberta de Preprints estão no link a seguir: https://blog.scielo.org/blog/2024/01/12/preprints-em-debate-seis-anos-depois/

Varia: a seção “Varia” é destinada à publicação de Resenhas, Entrevistas e de textos que sejam resultados finais e parciais de Iniciação Científica, Trabalho de Conclusão de Curso, Projetos de Extensão, PIBID, Residência Pedagógica e Estágio Supervisionado na área de Educação, Letras e de outras áreas das humanidades, desde que tenham estreita relação com a área de Letras. Essa seção é destinada a publicação de trabalhos de alunos de graduação e graduados, sempre em coautoria com docentes vinculados a uma instituição de ensino superior nacional e internacional, com no mínimo especialização. Resenhas e Entrevistas serão aceitas somente se submetidas por autores mestres, doutores e alunos de pós-graduação stricto sensu.

Os trabalhos submetidos precisam seguir as Diretrizes para autores. Os textos dessa seção, serão avaliados pelos editores da revista.

No processo de seleção, consideram-se três pareceres: a) recomendo o trabalho para publicação sem restrições, b) não recomendo a publicação do trabalho, c) sugiro a aceitação do trabalho com revisão. Os textos modificados pelos autores serão encaminhados aos mesmos pareceristas que avaliaram a primeira versão. Textos recusados serão imediatamente arquivados. O tempo padrão para avaliação dos textos será de 30 dias, a partir da data do recebimento. Havendo discrepância na avaliação o mesmo texto será encaminhado a um terceiro avaliador.

Perfil dos autores:

Doutores e mestres com ou sem vínculo institucional, discentes de pós-graduação stricto sensu. Graduados e graduandos em coautoria com docente vinculado a uma instituição de ensino superior que são coordenadores de projetos de Iniciação Científica, Extensão, PIBID, Residência Pedagógica, orientadores de Trabalho de Conclusão de Curso e Estágio Supervisionado (em todos esses casos, com no mínimo especialização e informar em nota de rodapé a origem do artigo). Pesquisadores com as titulações mencionadas vinculados a instituições do ensino superior estrangeiras. Todos com formação na área de Letras, Educação e nas áreas das humanidades.

Arquivamento:

A Revista Fios de Letras garante a preservação a longo prazo de seus artigos utilizando da Rede de Preservação do PKP (PKP PN) e do sistema LOCKSS para o arquivamento seguro de seu material.