O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1.5 entre linhas; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

1) Antes de submeter o manuscrito, o autor deve fazer o cadastro na plataforma da revista, criar usuário, senha e seguir atentamente a todas as condições de submissão;

2) No ato do cadastro o autor precisa preencher todos os metadados: informações pessoais, profissionais, e-mail, link do currículo Lattes e o ORCID;

3) O arquivo submetido é original e segue rigorosamente as Normas para publicação disponíveis no item Diretrizes para autores. Não preencher o título do manuscrito no site da revista com letras em caixa alta;

4) Os autores que submetem trabalhos na seção Dossiê são mestres, doutores, discentes vinculados a um programa de pós-graduação stricto sensu de uma instituição de ensino superior nacional e internacional. Os textos são originais e inéditos e não foram submetidos a outro periódico, caso contrário, informar em “Comentário ao editor” no ato de submissão;

5) Os autores que submetem trabalhos na seção Temas Livres são mestres, doutores, discentes vinculados a um programa de pós-graduação stricto sensu de uma instituição de ensino superior nacional e internacional. Os textos são originais e estão depositados em um repositório de Preprints, sendo desejável o Scielo Preprints. As informações virtuais precisam ser informadas: link, DOI, etc. Nessa seção serão aceitos também artigos que não sejam preprints, sendo adotada a avaliação duplo-cega.

6) Os autores que submetem trabalhos na seção Varia são Docentes de instituições de ensino superior, coordenadores de projetos de iniciação científica, projeto de extensão, orientadores de Trabalho de Conclusão de Curso, PIBID e de Estágio Supervisionado (nesses casos possuir, no mínimo, especialização na área) em coautoria com alunos de graduação e graduados, participantes ativos desses projetos. Todos os manuscritos submetidos nessa seção terão o formato de artigo e devem seguir rigorosamente as Normas para publicação. Resenhas ou entrevistas devem seguir rigorosamente as formatações e diretrizes propostas. Esses trabalhos são submetidos somente por mestres, doutores e discentes vinculados a um programa de pós-graduação stricto sensu de instituições de ensino superior nacional e internacional.

7) Título, Resumo e Palavras-chave devem estar em língua vernácula e traduzidos para a língua inglesa. No caso de textos escritos em inglês e espanhol, o título, o resumo e as palavras-chave, devem estar na língua do texto e traduzidos para o português.

8) A Revista Fios de Letras segue as Normas da ABNT e encoraja seus autores a seguirem rigorosamente essas diretrizes.

9) A Revista Fios de Letras aceitará até 3 autores assinando o trabalho, desde que participem ativamente na redação do texto e estejam cadastrados na plataforma da revista.

10) O número de páginas dos manuscritos submetidos para a Revista Fios de Letras é o seguinte: a) Artigos e Ensaios: 10 a 25 páginas; Resenhas (de livros da área publicados nos últimos 3 anos): 4 a 8 páginas; Entrevistas: 10 a 25 páginas.

Obs.: Caso o autor não siga as diretrizes da Revista Fios de Letras e o manuscrito não esteja de acordo com a formatação exigida, o editor recusará o trabalho e o arquivará imediatamente, sendo o autor notificado nesses casos, ficando aberta a possibilidade de publicação no próximo número. Em caso de estar de acordo com as normas da revista o trabalho será aceito e seguirá para avaliação.

Depois do Cadastro, do preenchimento dos metadados, de verificar se o manuscrito está de acordo com as Diretrizes da Revista e de fazer o login na plataforma, os(as) autores(as) precisam seguir os passos seguintes:

1) Início: Dentro da área do autor, inicie o processo de submissão, escolha a seção apropriada, confirme se está de acordo com os “Requisitos para Envio do Manuscrito”, marcando as opções disponíveis no formulário apresentado. Caso tenha submetido o trabalho a outro periódico, informar no espaço “Comentários para o editor”. Em seguida, aperte no botão “Salvar e continuar”.

2) Transferência do manuscrito: Na segunda fase do fluxo de trabalho, carregar o manuscrito. Aparecerá a opção de escolha dos “Componentes do artigo”, nesse caso, escolher “Texto do artigo”, “Resenha” ou “Entrevista”. Clique no botão “Enviar arquivo”, momento em que será inserido o texto a ser publicado, basta ir em “Continuar”. Depois, em “Metadados”, vá em “Continuar”, mais uma vez e em “Finalização”, aperte em “Concluir”. No canto inferior esquerdo, clique em “Salvar e continuar” que assim, será direcionado para a terceira fase do processo de submissão.

3) Inclusão de metadados: Nessa parte precisa ser inserido o título e subtítulo do trabalho, nome dos autores, além do Resumo, Palavras-chave e Referências. Salva e continua.

4) Confirmação: Seu envio está no sistema e pronto para ser finalizado. Você pode voltar e ajustar as informações fornecidas antes de continuar. Quando pronto, clique em "Finalizar Submissão".

5) Próximo passo: Submissão completa, aparecerá a seguinte mensagem: “Obrigado pelo seu interesse em publicar com a Revista Fios de Letras”. O que acontece a seguir? O periódico foi notificado de sua submissão e um e-mail de confirmação foi enviado para seu registro. Assim que um dos editores revisar sua submissão entrará em contato.

Formatação e organização do documento:

1) Escrever o texto no programa Microsoft Word for Windows, formato A4, configurar as margens do documento com 3.0 cm (esquerda e superior), 2.0 cm (direita e inferior) e sem numeração das páginas;

2) Fonte Time New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas, a partir do item Introdução (menos nas Referências, em que o espaçamento dever ser simples 1,0). Recuo de 1.25 na primeira linha de cada parágrafo (exceto nas citações com mais de três linhas e nos itens de composição do artigo);

3) As informações antes da Introdução tais como Título, Nome, Resumo, Palavras-chave, Abstract e Keywords, devem ser digitadas com espaçamento simples 1,0, tamanho 12;

4) O manuscrito deve ter as seguintes partes estruturantes:

a) Título: em língua vernácula, centralizado, com fonte Time New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, sem caixa alta e em negrito;

b) Título em outro idioma: separado do título em português por duas linhas, centralizado, com fonte Time New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, sem caixa alta, sem negrito, em itálico;

c) Nome do(s) autor(es): abaixo dos títulos (português e outro idioma), alinhado(s) à direita, com fonte Time New Roman, tamanho 12, espaçamento simples. Abrir nota de rodapé, inserir as informações profissionais, seguidas de endereço de e-mail, Orcid e link do Currículo Lattes.

d) Resumo: duas linhas abaixo do(s) nome(s), com fonte Time New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, primeira letra maiúscula da palavra “Resumo” e em negrito, pôr dois pontos, pressionar “Enter”, escrever em parágrafo justificado, na língua vernácula, sem recuo da primeira linha, contendo entre 150 e 250 palavras e apresentar o objetivo do trabalho, a contextualização (problemática e hipóteses), metodologia, referencial teórico e os principais resultados.

e) Palavras-chave: escrever “Palavras-chave” em negrito, pressione “Enter” após o Resumo e insira de 3 a 5 palavras-chave que tenham estreita relação com a temática e proposta do trabalho submetido.

f) Abstract: duas linhas abaixo de “Palavras-chave”, com fonte New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, primeira letra maiúscula da palavra “Abstract” em negrito, pôr dois pontos, pressionar “Enter”, sem recuo da primeira linha, contendo a tradução do texto do Resumo, mantendo a mesma formatação.

g) Keywords: pressionar “Enter” e inserir as palavras-chave traduzidas, mantendo a mesma formatação.

h) Títulos das seções: (por exemplo: Introdução, Revisão da Literatura, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão). Os títulos das seções devem ser numerados (exceto a Introdução), formatados em negrito, apenas a primeira inicial maiúscula e separados do texto, que o antecede e o sucede, por uma linha em branco (um "Enter").

5) As ilustrações (Tabelas, Gráficos, Figuras, Quadros) terão suas legendas e conteúdos digitados na fonte do texto, tamanho 10, sem negrito. As legendas (títulos) das ilustrações devem ser iniciadas pelo nome da ilustração a que se refere (em negrito), numeradas sequencialmente (por exemplo: Tabela 1., Tabela 2., Gráfico 1., Gráfico 2.), e inseridas abaixo da ilustração. Deve-se citar a fonte (em caso de ilustrações previamente publicadas). Todas as ilustrações devem ser inseridas no corpo do texto, imediatamente após o parágrafo em que foram citadas, e não na forma de anexos;

6) O itálico só deve ser utilizado para marcar palavras ou frases em língua diferente da utilizada no corpo do texto;

7) As notas devem vir em rodapé e se restringir a conteúdos, e não à indicação de referências. Seguir a formatação: Fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples entre linhas;

8) As citações seguem as Normas da ABNT e precisam ser informadas da seguinte maneira:

a) Paráfrases (citações indiretas): Inserção no final da paráfrase do sobrenome do autor em caixa alta, vírgula e ano de publicação da obra. Exemplo: (BOSI, 2017). Caso o nome do autor esteja citado no texto então fica entre parênteses somente o ano de publicação. Exemplo: Segundo Alfredo Bosi (2017), [...].

b) Citação direta com menos de quatro linhas, devem estar no corpo do texto entre aspas duplas, seguida do sobrenome do autor, separado por vírgula do ano e do número de páginas. Exemplo: (CANDIDO, 2013, p. 15). Por outro lado, se for citação direta com quatro linhas ou mais, deve-se destacar do texto, mantendo a seguinte configuração: Fonte Time New Roman, tamanho 10, espaçamento simples entre linhas, recuo de 4 cm à direita, sem recuo da primeira linha do parágrafo, com informação de autoria no final do texto e separada antes e depois do texto do documento com uma linha (Enter). Exemplo: (CANDIDO, 2013, p. 15).

9) As Referências, ao final do trabalho, devem seguir as Normas da ABNT. Sempre que houver, os autores devem informar URLs e DOIs das referências utilizadas. Exemplos de Referências:

a) Livros:

MACEDO, Helder. Camões e seus contemporâneos. Lisboa: Editorial Presença, 2017.

ARAÚJO, Nabil. Teoria da literatura e a história da crítica: momentos decisivos. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2020.

LUKÁCS, György. O romance histórico. Tradução de Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo Editorial, 2011.

b) Capítulos de livros:

KRÜGER, Marcos Frederico. Tarô-Bequê, o lua, de Márcio Souza. In: OLIVEIRA, Rita do Perpétuo Socorro Barbosa de, SANTOS, José Benedito, AZEVEDO, Kenedi Santos. A literatura no Amazonas: 1954-2010. 1. ed. Rio de Janeiro: Letras Capital, 2018, p. 19-29.

c) Dissertações e teses:

SANTOS, José Benedito dos. Emergência da escrita de mulheres na literatura amazonense contemporânea (2007-2018). 236 f. Tese (Doutorado em Literatura – Programa de Pós-Graduação em Literatura), Universidade de Brasília, Brasília, 2022.

d) Artigos em Periódicos:

FRANCESCHINI, Marcele Aires. Por uma revisão do cânone. ContraCorrente: Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, [S.l.], n. 20, p. 46-69, dez. 2023. ISSN 2525-4529. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/contracorrente/article/view/3305>. Acesso em: 12 fev. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/cc-ppgich.v0i20.3305.

TATIM, Janaina. Da semelhança à diferença: como ser afetado pelas palavras de um xamã Yanomami. Revista Decifrar, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 09–26, 2022. DOI: 10.29281/rd.v10i20.11203. Disponível em: //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/11203. Acesso em: 12 fev. 2024.