TRANSCENDENDO FRONTEIRAS

reflexões sobre cultura e educação no contexto imigrante

  • Susane Alves Vieira de Mendonça
  • Lúcia M. Puga Ferreira

Resumo

Este artigo trata de uma pesquisa bibliográfica realizada com o
intuito de analisar questões culturais com um olhar voltado para a educação
no contexto imigrante. A partir da crescente onda migratória e o desafio da
integração desses indivíduos à sociedade local, como resultado tem-se a
construção de novos cenários compostos por ambientes multiculturais,
destacando a importância do papel da educação durante seu processo de
adaptação. Trazendo ainda uma reflexão sobre a importância da valorização e
respeito às diferentes culturas presentes no país, bem como a necessidade de
se pensar em práticas voltadas para a educação de forma humanizada visando
o acolhimento de imigrantes. Além disso, aborda a importância da língua para
a inclusão social e adaptação desses indivíduos, tendo em vista que a
promoção da diversidade cultural e a educação inclusiva são fundamentais
para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Publicado
2024-12-13
Como Citar
DE MENDONÇA, Susane Alves Vieira; PUGA FERREIRA, Lúcia M.. TRANSCENDENDO FRONTEIRAS. ContraCorrente: Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, [S.l.], v. 2, n. 22, p. 200-217, dez. 2024. ISSN 2525-4529. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/contracorrente/article/view/4129>. Acesso em: 15 mar. 2025. doi: https://doi.org/10.59666/cc-ppgich.v2i22.4129.