ROCK NA EDUCAÇÃO
uma contestação disciplinar
Resumo
No presente artigo, buscou-se abordar o uso da música, em
particular do Rock, como ferramenta pedagógica para promover a crítica
social e estimular a aprendizagem em sala de aula, ressaltando a
importância do conhecimento musical e sua aplicação no ensino. O artigo
destaca a necessidade de pesquisa sobre a produção de Rock na Amazônia e
sua relevância para o entendimento da cultura e da crítica social na região. A
metodologia utilizada consiste em uma revisão bibliográfica em uma
abordagem qualitativa, tendo objetivo específico do estudo o pensar do uso
do rock como ferramenta pedagógica, rompendo com os paradigmas
tradicionais e promover uma educação mais dinâmica e engajadora.
Constatamos em nossa análise que na música como fonte de pesquisa
histórica é percebido o potencial do rock para tornar o conhecimento
acadêmico acessível e relevante para a sociedade, desafiando narrativas
históricas consolidadas e valorizando a diversidade cultural. Lançamos mão
das leituras de Freire (1996); Napolitano (2002); Canclini (2019), dentre
outros autores, procurando uma maior compreensão pedagógica, histórica e
sociológica desta abordagem educacional.