ROCK NA EDUCAÇÃO

uma contestação disciplinar

  • Márcio Augusto Silva de Souza
  • Yomarley Lopes Holanda

Resumo

No presente artigo, buscou-se abordar o uso da música, em
particular do Rock, como ferramenta pedagógica para promover a crítica
social e estimular a aprendizagem em sala de aula, ressaltando a
importância do conhecimento musical e sua aplicação no ensino. O artigo
destaca a necessidade de pesquisa sobre a produção de Rock na Amazônia e
sua relevância para o entendimento da cultura e da crítica social na região. A
metodologia utilizada consiste em uma revisão bibliográfica em uma
abordagem qualitativa, tendo objetivo específico do estudo o pensar do uso
do rock como ferramenta pedagógica, rompendo com os paradigmas
tradicionais e promover uma educação mais dinâmica e engajadora.
Constatamos em nossa análise que na música como fonte de pesquisa
histórica é percebido o potencial do rock para tornar o conhecimento
acadêmico acessível e relevante para a sociedade, desafiando narrativas
históricas consolidadas e valorizando a diversidade cultural. Lançamos mão
das leituras de Freire (1996); Napolitano (2002); Canclini (2019), dentre
outros autores, procurando uma maior compreensão pedagógica, histórica e
sociológica desta abordagem educacional.

Publicado
2024-12-13
Como Citar
DE SOUZA, Márcio Augusto Silva; HOLANDA, Yomarley Lopes. ROCK NA EDUCAÇÃO. ContraCorrente: Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, [S.l.], v. 2, n. 22, p. 166-179, dez. 2024. ISSN 2525-4529. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/contracorrente/article/view/4127>. Acesso em: 15 mar. 2025. doi: https://doi.org/10.59666/cc-ppgich.v2i22.4127.