O TRABALHO COM A POESIA REGIONAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO INTERIOR DAS AMAZÔNIAS
Resumo
Historicamente, no Brasil, a formação de leitores tem se mostrado
um grande desafio, especialmente no contexto do ensino e aprendizagem de
língua materna. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo fazer o relato
da aplicação de um projeto de leitura, no qual se utilizou a poesia regional com
vistas tanto a contribuir para a formação leitora dos educandos, quanto a
propiciar que esses (re)conhecessem os escritores de sua localidade. O projeto
foi realizado em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental Anos Finais de
uma escola pública de Marabá-PA, em duas etapas: a primeira consistiu na
apresentação dos escritores e de suas obras; a segunda em análise de poemas
e roda de conversa. A pesquisa revelou-nos que os aprendizes, ao conhecerem
os escritores locais e ao terem contato com textos literários que retratam a
sua cidade, demonstraram interesse e foram participativos nas dinâmicas
propostas. Portanto, percebemos que é preciso haver espaço para que as
literaturas que estão à margem do cânone literário, como as de escritores da
cidade em que os alunos estão inseridos, circulem em sala de aula.