O TRABALHO COM A POESIA REGIONAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO INTERIOR DAS AMAZÔNIAS

  • Franklin Yago de Souza Hipólito
  • Eliane Pereira Machado Soares

Resumo

Historicamente, no Brasil, a formação de leitores tem se mostrado
um grande desafio, especialmente no contexto do ensino e aprendizagem de
língua materna. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo fazer o relato
da aplicação de um projeto de leitura, no qual se utilizou a poesia regional com
vistas tanto a contribuir para a formação leitora dos educandos, quanto a
propiciar que esses (re)conhecessem os escritores de sua localidade. O projeto
foi realizado em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental Anos Finais de
uma escola pública de Marabá-PA, em duas etapas: a primeira consistiu na
apresentação dos escritores e de suas obras; a segunda em análise de poemas
e roda de conversa. A pesquisa revelou-nos que os aprendizes, ao conhecerem
os escritores locais e ao terem contato com textos literários que retratam a
sua cidade, demonstraram interesse e foram participativos nas dinâmicas
propostas. Portanto, percebemos que é preciso haver espaço para que as
literaturas que estão à margem do cânone literário, como as de escritores da
cidade em que os alunos estão inseridos, circulem em sala de aula.

Publicado
2024-12-12
Como Citar
HIPÓLITO, Franklin Yago de Souza; SOARES, Eliane Pereira Machado. O TRABALHO COM A POESIA REGIONAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO INTERIOR DAS AMAZÔNIAS. ContraCorrente: Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, [S.l.], v. 2, n. 22, p. 136-150, dez. 2024. ISSN 2525-4529. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/contracorrente/article/view/4125>. Acesso em: 15 mar. 2025. doi: https://doi.org/10.59666/cc-ppgich.v2i22.4125.