O PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS
Resumo
O presente artigo visa estudar o processo de desenvolvimento da
linguagem oral na alfabetização de crianças sob a perspectiva sócio-histórica,
o qual entende-se que desde a educação infantil ocorre o processo de
desenvolvimento da linguagem oral no ambiente alfabetizador, tomando
como base a teoria sócio-histórica de Vygotsky (1993 - 2001). O trabalho
pedagógico pode contribuir para que os alunos desenvolvam a linguagem e
suas capacidades de se expressar, desde que se posicionem como sujeitos das
suas próprias práticas comunicativas. Estabeleceu-se como objetivo geral
estudar o processo do desenvolvimento de linguagem oral na alfabetização de
crianças. Para consecução desse objetivo utilizou-se a pesquisa bibliográfica,
para a análise dos dados utilizou-se a abordagem qualitativa descritiva o qual
foi identificado que tomando como ponto de partida, os professores
conheçam os processos pelos quais os alunos desenvolvam a linguagem oral
na alfabetização, assim compreende-se que os primeiros anos escolares de
uma criança são marcados pelo desenvolvimento de diferentes capacidades e
habilidades, dentre elas a linguagem oral. Conclui-se que compreender o
processo pelo qual ocorre o desenvolvimento da linguagem oral na
alfabetização de crianças é parte integral para todo educador alfabetizador, a
contribuição da escola se faz importante na medida que essa habilidade
contribui não somente para a educação, mas para a própria socialização dos
alunos, visto que os problemas da linguagem não afetam somente o
desenvolvimento educacional, mas também o relacionamento interpessoal, e
pode ser prejudicial tanto na infância como na fase adulta.