EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PRÁTICAS ESCOLARES E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Resumo
A conscientização ambiental é um pilar fundamental na educação
contemporânea, especialmente em grandes centros urbanos, como Manaus-
Am. Iniciativas educativas fora do ambiente escolar formal surgem como
complementos essenciais à formação cidadã. Apesar da relevância
reconhecida da Educação Ambiental, há escassez de estudos que mensuram o
impacto de ações educativas ambientais específicas em ambientes não
formais e sua interação com o sistema de ensino público. Atividades de
Educação Ambiental têm se mostrado promissoras na literatura acadêmica,
indicando benefícios tanto para a compreensão do conteúdo quanto para a
postura crítica dos estudantes em relação ao meio ambiente. Este estudo visa
analisar os efeitos de uma intervenção educacional ambiental realizada com
alunos de escolas públicas de Manaus-Am, buscando identificar um
aprendizado significativo e a possibilidade de estender essas práticas de
forma mais ampla. A abordagem adotada foi qualitativa, com coleta de dados
via questionários aplicados em 7 escolas públicas, escolhidas através do
projeto 'Ciência na Escola'. A metodologia incluiu revisão bibliográfica,
análise de mídias digitais, e atividades educativas ao ar livre. A pesquisa
indicou que, após as atividades de Educação Ambiental, os estudantes
puderam expressar, através de relatos audiovisuais, suas percepções
enriquecidas pelo programa. Os materiais coletados sugerem um avanço no
entendimento e na valorização da educação ambiental, fortalecendo a ligação
entre a Universidade e a Educação Básica.