DESIGUALDADES EDUCACIONAIS EM CONTEXTOS RURAIS NA AMAZÔNIA CENTRAL

  • Ana Claudeise Silva do Nascimento
  • Heloisa Correa Pereira
  • Rayssa Bernardi Bernardi Guinato
  • Marília de Jesus da Silva e Sousa
  • Edila Arnaud Ferreira Moura

Resumo

Este artigo apresenta um diagnóstico sobre a situação da educação,
principalmente em termos de infraestrutura, de escolas rurais localizadas em
comunidades ribeirinhas na Amazônica Central. A pesquisa foi realizada a
partir de estudo de casos realizados em duas Unidades de Conservação, a
Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Mamirauá, e a RDS Amanã,
ambas no estado do Amazonas, com o intuito de entender como se
configuram as políticas públicas em diversos contextos educacionais geridos
pelas instâncias governamentais Estadual e Municipal. O recurso
metodológico utilizado foi a aplicação de dois questionários nos anos de 2018
e 2019. O primeiro questionário foi aplicado com a liderança local de 336 agrupamentos populacionais. E o segundo questionário foi aplicado de
maneira censitária para cada domicílio das comunidades. Foram
entrevistadas 3.856 pessoas na RDS Amanã e 8.251 pessoas na RDS Mamirauá.
Os dados apresentaram uma situação de desigualdade de acesso, de
infraestrutura, de qualificação dos professores, de desafios na aprendizagem,
e evasão escolar. Na área estudada, somente um pouco mais da metade (52%)
dos agrupamentos pesquisados têm acesso ao sistema educacional no seu
local de moradia. As políticas educacionais, de um modo geral, negligenciam
as peculiaridades ambientais e territoriais vivenciadas pelos povos e
comunidades tradicionais na Amazônia.

Publicado
2024-12-12
Como Citar
NASCIMENTO, Ana Claudeise Silva do et al. DESIGUALDADES EDUCACIONAIS EM CONTEXTOS RURAIS NA AMAZÔNIA CENTRAL. ContraCorrente: Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, [S.l.], v. 2, n. 22, p. 9-33, dez. 2024. ISSN 2525-4529. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/contracorrente/article/view/4118>. Acesso em: 15 mar. 2025. doi: https://doi.org/10.59666/cc-ppgich.v2i22.4118.