NÍVEIS DE PENSAMENTO ALGÉBRICO (DES)ORGANIZADOS NO LIVRO DIDÁTICO DE MATO GROSSO

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a sequência e estrutura de exercícios propostos nos livros didáticos do 7º Ano do Ensino Fundamental no Estado de Mato Grosso, Brasil, à luz dos níveis de desenvolvimento do pensamento algébrico propostos por Radford (2006, 2009). Configura-se como uma pesquisa documental de abordagem qualitativa. O foco das análises se deu nos seis exercícios intituladas “Jogos Rápidos”, que são problemas propostos aos estudantes. Como resultados, foi possível verificar que o livro didático apresenta exercícios cuja resolução abrange o pensamento algébrico factual, contextual e padrão, no entanto, esses Jogos Rápidos são apresentados de forma desorganizada, o que não propicia o desenvolvimento da produção de conhecimento ao nível do pensamento algébrico padrão. Como resultado, consideramos minimante necessário que o professor reorganize as propostas de acordo com os níveis de desenvolvimento do pensamento algébrico.

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Publicado
2023-12-30
Como Citar
SANTANA, Geslane Figueiredo da Silva; COSTA, Dailson Evangelista; GONÇALVES, Tadeu Oliver. NÍVEIS DE PENSAMENTO ALGÉBRICO (DES)ORGANIZADOS NO LIVRO DIDÁTICO DE MATO GROSSO. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 19, n. 33, p. e21009, dez. 2023. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3774>. Acesso em: 03 jul. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v19.n33.3774.

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