REIMAGINAR A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: O PROJETO TELL-US, UMA VIAGEM À APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA ARTE

Resumo

Uma das principais barreiras ao ensino de ciências é a percepção da falta de conexão do ensino de ciências com a vida real ou com as áreas de interesse dos alunos. Esse é um desafio maior para os não cientistas. Consequentemente, isso pode levar a um sentimento de frustração e desinteresse em relação a essas disciplinas. O projeto Tell-Us tem o compromisso de tornar a ciência mais acessível, relevante e estimulante para todos, independentemente da formação acadêmica anterior. Por meio da sinergia entre arte e ciência, é oferecida ao espectador uma perspectiva alternativa que pode ajudar na compreensão de conceitos científicos complexos. Concebida como uma exposição de arte didática, a Tell-Us usa representações visuais poderosas para aproximar o espectador de tópicos relacionados à geologia, astronomia, meteorologia e astrofísica. O resultado é um projeto que mostra a capacidade da arte de tornar a ciência mais atraente e compreensível para os não cientistas. E, simultaneamente, enriquece o entendimento científico geral, oferecendo a possibilidade de novas perspectivas e métodos para explorar e comunicar ideias científicas.

Referências

BRADY, Emily. Aesthetics of the Natural Environment. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2003.

BURKE, Edmund. Indagación Filosófica sobre el Origen de Nuestras Ideas Acerca de lo Sublime y de lo Bello. Tradução: Carlota Fernández-Jauregui. Madrid: Alianza Editorial, 2023. Título original: A Philosophical Enquiry into the Origin of Our Ideas of the Sublime and Beautiful.

CERNUDA, Amador. La metodología de la investigación en la formación de artistas (sinergias de ciencia y arte). In: PINTADO, T.; RAMIRO. T.; BERMÚDEZ, M.P. (comps.) XII Foro sobre la evaluación de la calidad de la educación superior y de la investigación FECIES. Granada: Asociación Española de Psicología Conductual AEPC, 2015, p.431-436.

CLEWIS, Robert. R. The Kantian Sublime and the Revelation of Freedom. Cambridge: Cambridge University Press, 2009.

CHATTERJEE, A.; VARTANIAN, O. Neuroaesthetics. Trends in Cognitive Sciences, Massachusetts, v. 20, n.7, p. 370-382, 2016.

CONRADTY, C.; BOGNER, F. X. From STEM to STEAM: How to Monitor Creativity. Creativity Research Journal, Philadelphia, v. 32, n. 3, p. 233-240, 2020. https://doi.org/10.1080/10400419.2018.1488195

CRUTZEN, P. J.; STOERMER, E. F. The Anthropocene. IGBP Global Challenge Newsletter, Stockholm, n. 41, p. 17-18, 2000. Disponível em: http://www.igbp.net/download/18.316f18321323470177580001401/1376383088452/NL41.pdf. Acesso em: 18 fev. 2024.

CRUZ, Francisco. Estética de lo sublime. Analecta: Revista de Humanidades, Viña del Mar, n.1, p.135-142, 2006. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2279769. Acesso em: 3 fev. 2024.

EDE, Sîan. Art & Science. 2nd ed. London: I.B. Tauris, 2012.

GARCÍA, José. Sobre el Estilo. Sobre lo sublime. Madrid: Gredos, 1979.

GREEN, M.B.; SCHWARZ, J.H. Anomaly Cancellation in Supersymmetric D=10 Gauge Theory and Superstring Theory. Physics Letters B, Amsterdam, v.149, n.1-3, p. 117-122, 1984. https://doi.org/10.1016/0370-2693(84)91565-X.

HADZIGEORGIOU, Yannis. Imaginative science education. The central role of imagination in science education. Switzerland: Springer International, 2016. https://doi.org/10.1007/978-3-319-29526-8

KANT, Immanuel. Observaciones Acerca del Sentimiento de lo Bello y lo Sublime. Trad. Luis Jiménez. Alianza, 2015. Título original: Beobachtungen über das Gefühl des Schönen und Erhabenen.

KLEIN, Stefan; FRISCH, Shelley. Leonardo's Legacy: How Da Vinci Reimagined the World. Da Capo Press Inc, 2010.

LEDER, H. et al. A Model of Aesthetic Appreciation and Aesthetic Judgments. British Journal of Psychology, Leicester, v. 95, n.4, p.489-508, 2004.

LYOTARD, Jean François. Answering the Question: What Is Postmodernism? In: DOCHERTY, T. (Ed.), Postmodernism: A Reader. Hertfordshire: Harvester Wheatsheaf, 1993, p. 35-46.

LONGINO. Sobre lo sublime. Tradução: José García. Madrid: Biblioteca Clásica Gredos, nº 15, 1979. Título original: Perì hýpsous.

MALDACENA, Juan. The Large N Limit of Superconformal Field Theories and Supergravity. Int. J. Theor. Phys., n.38, p.1113–1133, 1998. doi:10.1023/A:1026654312961.

MARIN, Louis. Sublime Poussin (Meridian: Crossing Aesthetics). Tradução: Catherine Porter. Stanford University Press, 1999. Título original: Sublime Poussin (L’ordre philosophique).

MATA, E. et al. Arte y ciencia en la docencia universitaria. In: ZÚÑIGA, J.P. (ed.) Visiones de la pedagogía universitaria desde la UNA: un legado para la educación costarricense. Heredia: EUNA, 2015, p.121-133.

MORENO, Manuel José. Ánima Mundi. La silenciosa presencia de lo inconsciente. Barcelona: Ed. Obelisco, S.A., 2016.

OLIVIER, Bert. Revisiting the Sublime in Painting. South African Journal of Art History, Pretoria, v.15, n.1, p.96-101, 2001. Disponível em: https://repository.up.ac.za/bitstream/handle/2263/14520/Olivier_Revisiting%282000%29.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 27 fev. 2024.

PENROSE, Roger. Cycles of Time: An Extraordinary New View of the Universe. London: The Bodley Head, 2010.

ROOT-BERNSTEIN, R. S.; ROOT-BERNSTEIN, M. The Art & Craft of Science. Educational Leadership, Virginia, v. 70, n.5, p. 16-20, Fev. 2013.

ROOT-BERNSTEIN, R. et al. Arts Foster Scientific Success: Avocations of Nobel, National Academy, Royal Society, and Sigma Xi Members. Journal of Psychology of Science and Technology, New York, v.1, n. 2, p. 51-63, oct 2008. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/247857346_Arts_Foster_Scientific_Success_Avocations_of_Nobel_National_Academy_Royal_Society_and_Sigma_Xi_Members. Acesso em: 25 fev. 2024.

SCHECK, Daniel. O. Lo sublime en la Modernidad: De la Retórica a la Ética. Revista Latinoamericana de Filosofía, v.35, n.1, p. 35-83, otoño 2009. Disponível em: https://www.academia.edu/6074462/Lo_sublime_en_la_modernidad_De_la_ret%C3%B3rica_a_la_%C3%A9tica. Acesso em: 14 fev. 2024.

STEINHARDT, P. J.; TUROK, N. A Cyclic Model of the Universe. Science, Washington, v.296, n. 5572, p.1436-1439, May 2002. doi:10.1126/science.1070462.

SERÓN, Francisco J. Arte, ciencia, tecnología y sociedad. Un enfoque para la enseñanza y el aprendizaje de las ciencias en un contexto artístico. Revista Iberoamericana de CTS, Buenos Aires, v.40, n.14, p. 197-224, fev. 2019. Disponível em: https://ojs.revistacts.net/index.php/CTS/article/view/99/93. Acesso em: 14 fev. 2024.
WITTEN, Edward. Superconducting Strings. Nuclear Physics, Section B, New Jersey, v.249, n. 4, p. 557-592, 1985.
Publicado
2024-07-01
Como Citar
BAÑÓN, María Luz Ruiz. REIMAGINAR A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: O PROJETO TELL-US, UMA VIAGEM À APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA ARTE. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 23, n. 37, p. e24023, jul. 2024. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3766>. Acesso em: 02 jul. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v23.n37.3766.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##