INSERÇÃO SOCIAL E MODOS DE FUNCIONAMENTO NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA
Resumo
Este artigo busca problematizar os modos de funcionamento da inserção social no Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEEC). Ao se ocupar da inserção social como parte do processo de avaliação dos programas de pós-graduação, é elucidativo analisar os discursos que estão sendo constituídos como entendimento de inserção social e os seus desdobramentos para a educação básica na Amazônia. O corpus de análise é constituído pelos documentos da inserção social elaborado pelos mestrandos no período de 2019-2023. Alinhamo-nos à análise do discurso em Michel Foucault, especialmente à ferramenta do discurso e enunciado. Nessa trama discursiva, emerge o enunciado como ideia de inserção social regional do PPGEEC como impacto social na Amazônia, a qual dá visibilidade para os efeitos das ações desenvolvidas (discurso científico) para a educação básica em nosso território. Para além do mapeamento das atividades desenvolvidas, o enunciado trata de problematizar a capacidade de um programa explicitar a forma como articula em seu âmbito a contínua modificação do conhecimento, a formação de profissionais e as demandas de transformação social que se apoiam a uma ideia de Amazônia vinculada a elementos naturais e problemas ambientais, bem como refletida na sua exuberância física.
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