INSERÇÃO SOCIAL E MODOS DE FUNCIONAMENTO NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA

Resumo

Este artigo busca problematizar os modos de funcionamento da inserção social no Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEEC). Ao se ocupar da inserção social como parte do processo de avaliação dos programas de pós-graduação, é elucidativo analisar os discursos que estão sendo constituídos como entendimento de inserção social e os seus desdobramentos para a educação básica na Amazônia. O corpus de análise é constituído pelos documentos da inserção social elaborado pelos mestrandos no período de 2019-2023. Alinhamo-nos à análise do discurso em Michel Foucault, especialmente à ferramenta do discurso e enunciado. Nessa trama discursiva, emerge o enunciado como ideia de inserção social regional do PPGEEC como impacto social na Amazônia, a qual dá visibilidade para os efeitos das ações desenvolvidas (discurso científico) para a educação básica em nosso território. Para além do mapeamento das atividades desenvolvidas, o enunciado trata de problematizar a capacidade de um programa explicitar a forma como articula em seu âmbito a contínua modificação do conhecimento, a formação de profissionais e as demandas de transformação social que se apoiam a uma ideia de Amazônia vinculada a elementos naturais e problemas ambientais, bem como refletida na sua exuberância física.

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Publicado
2022-11-23
Como Citar
COSTA, Mônica de Oliveira et al. INSERÇÃO SOCIAL E MODOS DE FUNCIONAMENTO NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 18, n. 32, p. e22019, nov. 2022. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3704>. Acesso em: 22 jul. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v18.n32.3704.
Seção
Artigos

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