PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS PROFESSORES X ANÁLISE DO ESPAÇO VIVIDO NO MUNICÍPIO DE RORAINÓPOLIS – RORAIMA / Environmental perceptions of teachers vs analysis of lived space in the municipality of Rorainópolis, Roraima

  • Antonia Costa
  • Juliane de Souza

Resumo

O estudo da percepção ambiental é de suma importância para compreender como se dá a preocupação com as questões ambientais e das relações estabelecidas entre a comunidade e o ambiente. Este artigo resulta de um processo de pesquisa cujo objetivo foi traçar o perfil dos professores de acordo com suas percepções ambientais, usando como instrumento de análise a relação entre os mapas mentais construídos por esses professores e seus espaços vividos. A pesquisa foi desenvolvida com 53 professores de três escolas estaduais no Município de Rorainópolis, na Amazônia roraimense. Fundamentou-se no enfoque qualitativo. Os resultados evidenciaram que há uma relação direta da percepção ambiental expressa pelos professores com as suas experiências de vida, possibilitando-os moldar seus conhecimentos ambientais. Os conceitos, pensamentos e atitudes descritos indicam as representações percebidas e construídas por esses sujeitos, de acordo com as suas visões de mundo.

Publicado
2017-05-08
Como Citar
COSTA, Antonia; DE SOUZA, Juliane. PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS PROFESSORES X ANÁLISE DO ESPAÇO VIVIDO NO MUNICÍPIO DE RORAINÓPOLIS – RORAIMA / Environmental perceptions of teachers vs analysis of lived space in the municipality of Rorainópolis, Roraima. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 9, n. 19, p. 199-209, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/232>. Acesso em: 06 maio 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##