PENSAR O ESPAÇO HABITADO A PARTIR DE PAUL RICOEUR

Authors

Abstract

O texto apresenta conceitos relacionados à obra de Paul Ricoeur, especialmente, tempo, espaço habitado, narrativa e arquitetura. A partir da chamada hermenêutica do espaço, procura-se interpretar o espaço habitado, como lugar praticado. A releitura desses conceitos se faz importante para compreender aquilo que já está posto e aquilo que pode ser ressignificado, principalmente, a partir da concepção de cidade educadora. Compreendendo a narrativa do vivido como possibilidade de releitura da cidade e o encontro da possibilidade de narrar a cidade com pedagogias que nasçam do espaço praticado.

Author Biographies

Elsio José Corá, Universidade Federal da Fronteira Sul

Pós-doutorado pela Universidade do Porto (Portugal). Doutor em Filosofia pela PUC/RS, com estágio de doutorado na Università degli Studi di Napoli Federico II (Itália). Mestrado e Graduação em Filosofia pela UFSM. Docente do Curso de Graduação em Filosofia e do Programa de Pós-graduação Stricto Senso (Mestrado) em Filosofia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Atuou como Coordenador Geral do Ensino Fundamental do Ministério de Educação (MEC) (2015 a 2016) e foi Diretor de Políticas de Graduação da UFFS (2010 a 2015). Líder do Grupo de Pesquisa Filosofia e Temas Contemporâneos (UFFS) e membro do Grupo de Pesquisa Ética e Ética Aplicada (UFSM). Tem atuado, principalmente, nos seguintes temas: Hermenêutica, Ética, Formação de Professores, Educação Integral e Base Nacional Comum Curricular.

Bruna Provensi Bonamigo, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduanda em Filosofia, bolsista de Iniciação Científica da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó (SC).

Márcio Tascheto da Silva, Universidade Franciscana

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2002), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2005), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS (2016) e pós-doutorado em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas/UFPEL (em andamento). Atualmente atua como professor e pesquisador do Curso de História e no Mestrado em Humanidades e Linguagens/MEHL da Universidade Franciscana/UFN nos projetos Leituras Contemporâneas do Espaço Urbano de Santa Maria/RS e Pedagogias Urbanas: O Potencial Educativo da Cidade para o Ensino de Humanidades, como assessor da Vice-Reitoria de Extensão da Universidade de Passo Fundo/UPF, como Coordenador do Projeto Hospedaria da Arte, Coordenador dos sub-projetos UniverCidade Educadora UFN e Ateliê Pedagógico. Membro do Movimento Brasileiro de Cidades Educadoras/SP e da Rede de Universidades por Cidades que Educam. Avaliador de Tecnologias de Educação Integral na Secretaria de Educação Básica/SEB/MEC, Membro do grupo de editoria da revista Lugar Comum/UFRJ, pesquisador do grupo de pesquisa Arte, Corpo, Ensigno CNPQ/CAPES/UFRGS, pesquisador da rede Universidade Nômade.

 

References

CORÁ, E. J., & PEREIRA, P. C. Espacio habitado y espacio practicado: leer la ciudad desde Ricoeur y Certeau. Diálogos, (106), 2020, p. 75-90.

DOSSE, François. O espaço habitado segundo Michel de Certeau. Revista Cultura, Uberlândia, v. 15, n. 27, jul.-dez. 2013, p. 85-96.

RICOEUR, Paul. Architecture et narrativité. Urbanisme, n.303, p. 44-51, nov./déc.,1998.

RICOEUR, Paul. A memória, a história e o esquecimento. Tradução: Alain François [et al]. - Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.

UMBELINO, L. A. Espaço e Narrativa em P. Ricoeur. Revista Filosófica de Coimbra, n. 39, 2011, p. 141-162.

MONGIN, Olivier. A condição urbana. A cidade na era da globalização. Tradução: Leticia Martins de Andrade – São Paulo: Editora Estação Liberdade, 2009.

Published

2022-01-31