O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples no editor Microsoft Word (doc, docx, rtf, txt), em fonte Times New Roman tamanho 12, margens superior e esquerda 3 cm, margens inferior e direita 2 cm, espaçamento entre linhas simples e justificado. ; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O texto tem no máximo três autores/as, sendo pelo menos um/a com título de doutorado.
  • O Orcid de todas/os autoras/es foi devidamente informado no cadastro.

Diretrizes para Autores

***Caso seja a primeira vez em que você faz a submissão na plataforma da OJS, aconselhamos que vejam esse Tutorial de submissão de artigos: https://www.youtube.com/watch?v=Pus_57HpwTU  ***

1) A Revista Vagalumear publica artigos originais e inéditos, referentes à pesquisa área da educação, considerando a linha editorial da Revista, a seção a que se destina, o tratamento dado ao tema, consistência e rigor. Os artigos submetidos deverão ser exclusividade da Revista.

2) Serão considerados para publicação trabalhos que se enquadrem nas seguintes categorias: artigos de estudos teóricos, pesquisas, ensaios, entrevistas e resenhas.

3) Os trabalhos deverão ser enviados via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), que os submeterá ao juízo da Comissão Editorial, para verificação de adequação à política editorial definida pelo Conselho Editorial da Revista e do cumprimento de exigências normativas.

4) A avaliação preliminar pelo Comissão Editorial envolve:

  • Adequação ao escopo da Revista e da Seção escolhida;
  • Correção sintática, gramatical e ortográfica;
  • Observância do prazo de dois anos de interstício para publicação de artigos de um/a mesmo/a autor/a;
  • Obrigatoriedade de um/a dos/as autores/as ter titulação mínima de doutor/a.

Obs.: A critério da Comissão Editorial o artigo poderá, nesta etapa preliminar de avaliação, ser aceito ou recusado cabendo ao autor/a identificar a inobservância de um dos aspectos anteriores, podendo proceder a nova submissão após a correção.

5) Observado o cumprimento das exigências da avaliação preliminar, os artigos serão encaminhados, sem identificação a, no mínimo, dois/duas avaliadores/as externos/as para avaliação e emissão de parecer. No caso de discrepância avaliativa, será indicado/a um/a terceiro/a parecerista. O nome dos/as avaliadores/as será mantido em sigilo.

6) A Equipe Editorial da Revista ou Editor/a de Seção Temática notificará o/a autor/a principal se o artigo foi aprovado para publicação, rejeitado (e nesse caso, arquivado) ou se necessita de reformulação. A notificação será acompanhada de cópia do conteúdo dos pareceres, sem a identificação dos/as avaliadores/as.

!!!ATENÇÃO!!! Todos/as os/as autores/as deverão, obrigatoriamente, indicar no campo próprio seu cadastro de ORCID.

7) Artigos, tanto para a seção temática quanto de demanda contínua, terão extensão entre 20.000 a 45.000 caracteres com espaços, com resumo em português, inglês e espanhol.

8) Os textos de resenha terão, no máximo, 30.000 caracteres com espaços, com resumo em português, inglês e espanhol. Esta produção apresentará comentários sobre obra recente, ou relançamento de algum clássico no campo da educação. O/A autor/a situará o campo a que a obra pertence, apresentará as principais ideias do/a autor/a e uma apreciação crítica sobre a obra, referindo sua contribuição para o contexto teórico e prático da educação. A resenha conterá todas as informações bibliográficas destinadas à identificação do trabalho comentado.

9) Os textos de ensaio terão, no máximo, 30.000 caracteres com espaço, com resumo em português, inglês e espanhol.

10) Os textos de entrevista terão entre 18.000 e 30.000 caracteres com espaço, com resumo em português, inglês e espanhol.

11) Os textos serão escritos em língua portuguesa com até 3 autores/as.

12) Os textos serão encaminhados eletronicamente pelo SEER http://periodicos.uea.edu.br/index.php/rv/ indicando a seção a que se refere. Se for destinado a seção temática, deve observar o prazo de envio e o nome da seção, corretamente, sem o que não será considerado. O texto será digitado no editor Microsoft Word (doc, docx, rtf, txt), em fonte Times New Roman tamanho 12, margens superior e esquerda 3 cm, margens inferior e direita 2 cm, espaçamento entre linhas simples e justificado.

13) Cada artigo será, obrigatoriamente, encabeçado por um título em português, inglês e espanhol. O título não excederá 95 caracteres com espaços. ATENÇÃO!!! NÃO PREENCHER O CAMPO SUBTÍTULO. O texto apresentará, inicialmente, um resumo entre 600 e 900 caracteres (cerca de 150 palavras) com espaço, em português, inglês e espanhol. O resumo conterá o foco temático, objetivos, método, resultados e conclusões do trabalho. Três palavras-chave em português, inglês e espanhol serão indicadas ao final dos resumos.

14)  O arquivo não excederá o limite de 2Mb, quando for o caso. [DICA] para que seu arquivo não exceda o limite de 2Mb, todas as imagens devem ser incorporadas ao documento base em seu tamanho original (isto é, não devem ser redimensionadas no próprio documento base), com 72dpi de resolução máxima. Convém utilizar os formatos .jpg ou .gif para as imagens. Tabelas e ilustrações deverão ter título, fonte e ano em que foram inseridos ou elaborados e numerados em sequência.

15) O/A(s) nome(s) do/a(s) autor(es/as), máximo de 3, e o título do artigo serão incluídos, por extenso e caixa baixa nos formulários de metadados; preencha atentamente todas as informações solicitadas. Os/As autores/as indicarão, no artigo, e-mail para divulgação. Incluirão, ainda, afiliação institucional e função profissional/vínculo na/com a instituição de origem, cidade, estado e país e ORCID. Ainda no formulário de metadados, incluirão o endereço para correspondência e telefones para contato. No item URL deverá ser disponibilizado o endereço para o link do currículo Lattes.

16) ATENÇÃO!!! Link para ORCID é obrigatório.

17) Os textos serão escritos de forma clara e fluente. Notas de rodapé só serão utilizadas para alguma informação de caráter explicativo. O/A autor/a cuidará para não utilizar referências que possam identificá-lo no processo de avaliação, como: “em meus trabalhos anteriores, em minha tese, em minha dissertação” etc. Se o trabalho for aceito, essas informações poderão constar na versão final do artigo.

18) Para evitar a identificação do autor, em caso de ser citado e incluído nas referências, usar a expressão AUTOR ou (AUTOR, ano, p. )

19) Para a avaliação dos manuscritos serão observados os seguintes critérios: 1) relevância e abrangência do tema; 2) caráter inovador, desenvolvimento e aprofundamento do tema; 3) estrutura teórica e metodológica do trabalho; 4) conclusão e contribuição para área da educação; 5) correção sintática, gramatical e ortográfica, coesão e coerência.