-
Dossiê: Psicologia, educação e exclusões - ecos da pandemia.v. 2 n. 3 (2022)
O terceiro número da Revista Vagalumear é composto pelo Dossiê Temático "Psicologia, educação e exclusões: ecos da pandemia" organizado por Breno de Oliveira Ferreira (UFAM), Consuelena Lopes Leitão (UFAM) e Fauston Negreiros (UNB). Neste número também publicamos a primeira parte dos artigos da Seção "Políticas Públicas e Educação Básica: desafios e lutas da atualidade" organizada por Luciana de Lima Pereira (SEMEd-Manaus/SEDUC-AM); Elenize Cristina de Oliveira da Silva (UFRR) e Maria Aparecida Camarano Martins (MEIB - Movimento Interforuns de Educação Infantil do Brasil).
-
Centenário Paulo Freire: esperanças praticadasv. 1 n. 1 (2021)
Imbuída de um otimismo político e epistemológico, a Comissão Editorial da Revista Vagalumear, convida a todas, todos e todes a partilhar conosco a alegria deste nosso número de estreia que tem como Seção Temática: Centenário Paulo Freire: esperanças praticadas. Paulo Freire, patrono da educação brasileira, nasceu em 19 de setembro de 1921. No ano do seu centenário, a sociedade mundial encontra-se sob os impactos e efeitos da Covid-19, pandemia que até agosto de 2021 vitimou fatalmente mais de 560mil pessoas no Brasil. O medo da morte ou da perda de alguém se tornou ordinário em nossas vidas. Sabemos que para muitas, a pandemia se soma a outros medos causados pelas desigualdades estruturais de classe, raça, etnia, gênero, sexualidade, entre outras. Diante de tudo isto, não podemos esquecer que aprendemos com Paulo Freire que precisamos ter esperança, não do verbo esperar e sim do verbo esperançar. Esperancemos!
-
Edição Especial - CIDADES EDUCADORAS: o desafio da construção de outro paradigma pedagógico e de gestão em tempos dist´´opicosv. 2 n. 2 (2022)
A partir da ideia de Cidade Educadora como chave para outro paradigma pedagógico e de gestão, esta Edição Especial da Revista Vagalumear reúne artigos que promovem o debate acerca de perspectivas possíveis, considerando temas contemporâneos para o enfrentamento das desigualdades, em seus diferentes desdobramentos teóricos e metodológicos. Organizado pela Profa. Dra. Jaqueline Moll em parceria com os professores Dr. Marcio Tascheto da Silva e Dr. Elsio Corá, o dossiê busca compreender conceitos e movimentos como as cidades educadoras, bairro-escola, territórios educativos e educação integral, em suas implicações socioeducativas a partir de diferentes experiências nacionais e internacionais em tempos distópicos.