Dossiê Diálogos com Paulo Freire e Edgar Morin: caminhantes da esperança

2021-08-27

Revista Saberes & Práticas, dossiê temático Diálogos com Paulo Freire e Edgar Morin: caminhantes da esperança

 

O ano de 2021 tem um significado muito forte para as Ciências Humanas e para a sociedade de modo geral. É o ano do centenário de nascimento de dois grandes pensadores: Paulo Freire e Edgar Morin. Cidadãos do mundo, ambos representam um modelo de pensamento transgressor, dissidente e incrivelmente conciliador, uma vez que possuem as marcas da dialogia, do contexto e da convergência entre os saberes, pensamentos, ideias, identidades, natureza e cultura, o local e o global. Marcas que potencializam e fertilizam nossa compreensão da realidade, do mundo e da vida, mas que, seguramente, nos encaminham para um viver mais solidário, ético, humanamente sustentável e emancipatório. 

Em tempos de regresso cognitivo, de grandes tensões sociais, distopias e de conflitos de narrativas, que nos impõem uma retomada quanto aos princípios fundamentais da democracia, da liberdade e da fraternidade entre os povos, ameaçados pelo avanço de forças conservadoras, de natureza nazifascistas, que marcam o retorno da fome, da miséria e da desigualdade social no país, é urgente uma tomada de posição por parte dos(as) intelectuais, cientistas e pesquisadores(as) quanto à reafirmação desses princípios e dos valores da cidadania e dos direitos humanos. 

Diálogos com Paulo Freire e Edgar Morin: caminhantes da esperança, proposta de dossiê temático da Revista Saberes & Práticas, não é apenas uma forma de celebrar a existência desses grandes pensadores. É também um ato de resistência contra o atual contexto político, cultural, social e econômico que estamos vivendo e que ameaça nossas vidas de forma perversa e cruel. Acreditamos que nossa luta encontra forças no pensamento de Paulo Freire e Edgar Morin. O primeiro, porque nos ensinou o verbo esperançar, o que só é possível na vivência do amor ao outro, como legítimo outro; e o segundo, porque nos aponta um horizonte possível de uma vida mais amorosamente sustentável. 

Com efeito, trata-se, nesse dossiê, de publicar artigos científicos, relatos de experiências, resenhas, poesias e poemas que dialogam com o pensamento de Paulo Freire e Edgar Morin, como fontes de inspirações cognitivas, afetivas e políticas de reencantamento do mundo, da vida e de nós mesmos.

O prazo para submissão de trabalho é até o dia 31 de outubro de 2021 e deverá ser enviado através do link http://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/index