A IMPORTÂNCIA DAS ÁGUAS SEM FRONTEIRAS E O ASPECTO CULTURAL DO ESPAÇO MARÍTIMO NO MAR DO LESTE/MAR DO JAPÃO

THE IMPORTANCE OF WATER WITHOUT BORDERS AND THE CULTURAL ASPECT OF MARITIME IN THE EAST SEA/SEA OF JAPAN

Autores/as

  • Mircia Ribeiro Fortes Universidade Federal do Amazonas-UFAM
  • Ana Cláudia Araújo Diniz Universidade Federal do Amazonas-UFAM

Palabras clave:

Mar do Leste/Mar do Japão, águas transfronteiriças, nome geográfico, representação cartográfica

Resumen

Este artigo discute as “águas sem fronteiras” e o nome geográfico Mar do Leste/Mar do Japão. O objetivo deste estudo é contribuir para um debate a respeito do topônimo Mar do Japão e/ou Mar do Leste/Mar do Japão, nas representações cartográficas. As reflexões foram realizadas após uma revisão bibliográfica, que incluiu livros, artigos publicados em periódicos científicos, artigos de jornais, mapas históricos e resoluções. Em contrapartida, essa discussão explora brevemente o contexto histórico, têmporo-espacial e sociocultural do nome geográfico Mar do Leste (Donghae, em coreano), bem como a sua representação cartográfica. Apesar dos desafios e contradições relacionados ao uso do nome Mar do Leste/Mar do Japão nos mapas, a discussão indica a imperatividade cartográfica de descolonizar topônimos.

Biografía del autor/a

Mircia Ribeiro Fortes, Universidade Federal do Amazonas-UFAM

Doutora em Geografia (USP). Docente do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Amazonas. 

Ana Cláudia Araújo Diniz, Universidade Federal do Amazonas-UFAM

Mestre em Geografia (UFPE) e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Amazonas; Bolsista CAPES. 

Publicado

2024-08-08

Cómo citar

Fortes, M. R., & Araújo Diniz, A. C. (2024). A IMPORTÂNCIA DAS ÁGUAS SEM FRONTEIRAS E O ASPECTO CULTURAL DO ESPAÇO MARÍTIMO NO MAR DO LESTE/MAR DO JAPÃO: THE IMPORTANCE OF WATER WITHOUT BORDERS AND THE CULTURAL ASPECT OF MARITIME IN THE EAST SEA/SEA OF JAPAN. Revista Geopolítica Transfronteiriça, 8(4), 01–21. Recuperado a partir de http://periodicos.uea.edu.br/index.php/revistageotransfronteirica/article/view/3851